AUDIÇÃO

Saiba quais são os sons que os cachorros gostam de ouvir

Esses pets são conhecidos por terem uma audição aguçada

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 07/01/2022 às 14:56 | Atualizado em 14/01/2022 às 16:46
Notícia
X

Uma das grandes características dos cachorros é a audição apuradíssima. E, assim como os humanos, o pet também tem preferências quanto a alguns sons. Você saberia dizer quais são os sons que os cachorros gostam de ouvir?

Devido à audição aguçada, os sons muito altos não vão agradar os cachorros. Gritos, buzinas, sirenes, explosões e barulhos repentinos muito altos como fogos de artifício podem assustar os cães e deixá-lo ansioso.

Como funciona a relação do som com o cachorro?

Assim como os humanos, os cachorros também associam sons a sensações como calmaria, diversão e prazer. Essa relação se dá no cotidiano e na história do animal. Por exemplo, ao ouvir um barulho da porta da casa, o cão vai lembrar do prazer que é rever seu dono chegando em casa - possivelmente porque é um dos momentos em que o pet recebe atenção.

Outros sons podem estar associados a momentos de diversão, como brincadeiras ou passeios, por isso os cães começam a fazer festa ao ouvi-los. Até o barulho do elevador pode ser motivo para euforia.

Cachorros gostam de sons da natureza?

Se os sons da cidade podem deixar o cão agitado, que efeito tem para eles os sons da natureza? Relaxante. Isso mesmo. Pesquisas mostram que os sons da natureza relaxam os cachorros. O farfalhar de folhas e o barulho de uma cachoeira são exemplos de sons que têm esse efeito para os animais.

Estudos em neurociência explicam que esses sons são interpretados pelo cérebro como não ameaçadores e, ao escutá-los, o pet tem a sensação de segurança.

Dá para adestrar cachorros com sons que eles gostam?

Há sons que atraem mais a atenção dos cachorros, como os mais agudos. Apitos e brinquedos de morder conseguem ser mais atrativos aos pets por isso.

E os momentos que o tutor fala com eles como se fossem bebês? Eles amam. Esse instinto possivelmente ajudou os animais a concentrarem a atenção no ganido dos seus filhotes machucados ao longo da evolução da espécie.

Por esse interesse canino maior por sons agudos, os apitos se tornaram ótimos instrumentos para treinar os pets.

Qual é o som que o cachorro mais gosta?

Todo mundo tem um som favorito, e não é diferente para os cachorros. O som que mais faz sucesso para os pets é a voz do tutor. Ouvir a voz do tutor pode causar ao pet uma sensação de relaxamento parecida com a que os sons da natureza proporcionam.


Mas é claro que a sensação transmitida depende do tom dessa voz. Os cães não vão se sentir relaxados nem felizes ao ouvir gritos, por exemplo. Vale lembrar também que os sons são associados às lembranças.

Segundo um estudo da Universidade de York, na Inglaterra, não é só o tom da voz que determina se o cachorro vai gostar ou não do que está ouvindo. As palavras que o tutor usa também têm efeito na sensação causada no pet.

De acordo com a pesquisa, os cães demonstraram mais interesse por frases que combinam um tom mais “infantilizado” e palavras agradáveis. Essas palavras podem ser “comida”, “brincar”, “passear” ou alguma que tenha significado especial para o pet.

 

Tags

Autor