Meu gato tem pedigree? Veja como descobrir
Para algumas pessoas, pedigree é um critério para comprar um pet
Seu gato tem pedigree? Enquanto algumas pessoas pensam que ter “pedigree” é coisa exclusiva de cachorro, outras pessoas se perguntam se os felinos têm pedigree.
Para algumas pessoas, pedigree é um critério para comprar um pet. Existe até um documento que prova que o animal que está sendo levado para casa é realmente um exemplar da raça escolhida.
O que é pedigree?
Pedigree é o animal que pertence a determinada raça. Em outras palavras, um animal que não foi “misturado” ao cruzar; a raça é pura.
Dificilmente um tutor vai saber identificar se o pet tem todas as características de uma raça só de olhá-lo. Por isso, há um registro de animais para assegurar ao comprador que aquele animal é de raça pura.
Se o seu gato tem pedigree, ele foi avaliado e registrado na Federação Felina Brasileira (FFB). Além disso, a genealogia do bichinho é conhecida: há registros dos seus pais, dos seus avós e até dos seus bisavós.
Vale ressaltar que não há problema em ter um animal que não é de raça pura em casa.
O documento serve basicamente para assegurar o tutor que está pagando por um animal que é, de fato, de raça pura.
Como o gato com pedigree é registrado?
Pessoas que trabalham com venda de determinada raça de gato podem realizar o Registro de Ninhada. Dessa forma, é permitido que os filhotes sejam catalogados no chamado Livro de Origem (LO) e o gato tem pedigree certificado pela Fédération Internationale Féline (FIFe).
Não é tão simples quanto parece. Não basta apenas achar que o gato é de raça e tentar realizar o registo, há uma série de regras a serem cumpridas para o cadastro ser aceito.
Uma delas exige que a fêmea só pode ter, no máximo, três ninhadas a cada dois anos. E os pais dos gatinhos precisam ser cadastrados na FFB e possuírem número de microchip.
O registro de pedigree pode ser solicitado?
Se o criador tiver a documentação e o registro dos pais do gato de acordo com todas as normas, ele tem o prazo de quatro meses, a contar da data do nascimento do pet, para fazer o registro.
Depois disso, ainda é possível registrá-lo, mas quando o processo é feito entre 4 e 10 meses de idade, o valor será cobrado em dobro. E se for realizado após 10 meses, o criador será multado.
Qual é a vantagem de ter um gato com pedigree?
O pedigree é uma forma de identificar a raça do gato enquanto ele ainda é filhote. Com esse certificado, o tutor tem a certeza de que está com um exemplar da raça escolhida em casa. Mas por que algumas pessoas se importam tanto com isso?
O documento ajuda a saber como será o temperamento e até o tamanho do gato antes dele se tornar um adulto.
O certificado também é muito importante para quem trabalha com a criação de animais para a venda, já que é a forma de comprovar que está entregando exatamente o que está vendendo. Inclusive, o documento valoriza o filhote vendido.
Que cuidados o gato pedigree precisa?
Se o gato tem pedigree, a documentação deve ser guardada como uma prova da raça do pet e como registro do histórico genealógico dele. Essa é a única diferença dos demais gatos. Os cuidados são basicamente os mesmos que um felino de raça misturada.