ANATOMIA

Aprenda como descobrir se o hamster é macho ou fêmea

A dificuldade de identificação pode pesar no momento da escolha do nome, nos cuidados para ter com o pet

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 10/01/2022 às 15:40
Notícia
X

Quando as fêmeas dão à luz, o tutor do pet fica curioso com a quantidade e o sexo dos filhotinhos. Entretanto, nem sempre é tão fácil identificar o sexo de alguns animais, como é o caso do hamster.

Essa dificuldade pode pesar no momento da escolha do nome, nos cuidados para ter com o pet e até mesmo da escolha quando o tutor tem uma preferência de sexo.

Como identificar o sexo do hamster?

Para saber o sexo de um animal, a primeira forma que nos vem à cabeça é observar os órgãos genitais dele. Mas isso não funciona com todos os bichinhos.

Os hamsters são animais pequenos e isso dificulta a identificação do sexo em apenas “bater o olho”.

Então, a melhor maneira de identificar o sexo do hamster é notar o formato dos órgãos genitais dele. As fêmeas têm como característica dois pontos próximos debaixo do rabo. Esses pontos são os órgãos sexuais - vagina e ânus.

Já os machos apresentam dois pontos afastados na região abaixo da cauda - pênis e ânus.

Além dos órgãos sexuais, existem também outras formas de descobrir se o hamster é macho ou fêmea. Os machos costumam ter o rabo mais alongado, enquanto as fêmeas, por outro lado, possuem o rabo mais redondo.

Se o hamster for adulto, é possível identificar através da presença ou ausência de testículos: no macho, é possível notar duas elevações na região próxima ao rabo. Já as fêmeas, além de não terem testículos, possuem seis mamilos.

Outro ponto da anatomia que também pode ser um indicativo do sexto do hamster é o tamanho. Os machos geralmente são maiores. Mas, para isso, é preciso ter uma noção do tamanho dele em relação a outros da espécie.

Caso nenhuma dessas dicas tenha ajudado, um médico veterinário pode ajudar a descobrir o sexo do hamster e orientar quanto os cuidados a tomar com o pet.

Que cuidados devo ter com hamster macho e fêmea?

Além dos cuidados comuns, o tutor deve tomar cuidados específicos com os hamsters.

As fêmeas entram em período fértil a cada 3 ou 4 dias. Então, se o tutor não deseja que ela engravide, é preciso separar o pet dos demais da espécie.

Nesse período, a hamster poderá ficar carente, por isso, o tutor deve também dar atenção e carinho a ela.

Se a fêmea estiver grávida, a atenção deve ser redobrada. Também é importante deixar sempre à disposição comida e água durante o período.

Depois dos filhotes nascerem, o tutor não deve tocar muito neles. Esse contato frequente a mamãe hamster incomodada e estressada.

Enquanto as fêmeas estão em período fértil em intervalos, os machos estão sempre em período de procriação.

Além disso, os machos da espécie costumam ser mais dóceis e brincalhões do que as fêmeas.

Tags

Autor