METABOLISMO

Como saber se um hamster está hibernando?

Vídeo do TikTok em que dona de hamsters questiona se eles estão vivos viralizou na última semana

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 04/01/2022 às 15:27 | Atualizado em 04/01/2022 às 15:38
Notícia
X

Um vídeo do TikTok sobre hamsters se tornou bastante popular na rede social na última semana. Nele, a dona dos bichinhos, Emily, mostra que os bichinhos não reagem aos estímulos e faz um pedido: “alguém me diga se eles estão mortos ou hibernando”. O comportamento estranho gerou uma onda de respostas na postagem da adolescente, inclusive sobre os hamsters estarem hibernando, e não mortos.

No vídeo, que ultrapassou 17 milhões de visualizações e 29 mil comentários, Emily pega os hamsters, acaricia os bichinhos e os coloca de volta em uma toalha. “"[Eu] os tenho em almofadas térmicas, eles não são rígidos, mas frios ao toque", escreveu a adolescente.

@emily.dooley9 Reply to @nnyykkoollee.e ? Happiest Year - Jaymes Young

Nos comentários, alguns usuários da rede social questionaram se os hamsters não estavam hibernando e não mortos. A hibernação é popularmente conhecida como um hábito dos ursos, mas não é exclusiva deste tipo de animal.

Na verdade, a hibernação é um processo natural muito comum em animais homeotérmicos (capazes de manter a temperatura corporal relativamente constante independente do ambiente). E principalmente naqueles de pequeno porte, como é o caso dos hamsters.

Os animais homeotérmicos conseguem manter sua temperatura corporal constante devido ao funcionamento de seu metabolismo. Ele promove o consumo de energia e as reações metabólicas responsáveis por gerar calor e evitar a perda de temperatura para o ambiente.

Quando as temperaturas estão muito baixas e o alimento é escasso, algumas espécies de animais hibernam como forma de poupar a energia do organismo. Por isso, elas permanecem inativas, o metabolismo delas desacelera e a temperatura corporal cai. A ideia é garantir a sobrevivência do animal com o mínimo de energia possível.

A hibernação é mais comum em animais que vivem em regiões temperadas e árticas, por isso muitas pessoas não sabem que hamsters podem hibernar. Geralmente, os hamsters domésticos podem hibernar quando ocorrem quedas bruscas de temperatura.

Outros fatores também podem contribuir para que o hamster entre em quadro de hibernação, como a alimentação inadequada. Com pouca energia, o organismo do bichinho pode ativar o mecanismo para poupar energia no menor sinal de temperaturas mais baixas.

Algumas raças são mais propícias à hibernação, como os hamsters sírios. Enquanto outras são mais capazes de suportar temperaturas mais baixas sem hibernar, como os da espécie anão russo.

Como saber se o hamster hibernou?

Encontrar seu bichinho imóvel pode significar que ele entrou em hibernação. Mas como ter certeza? O primeiro passo é observar se o hamster faz movimentos de respiração. Na hibernação, a taxa respiratória do pet vai cair muito, então é preciso saber identificar movimentos discretos. É possível que haja um intervalo de mais de um minuto entre um suspiro e outro.

Relembre se recentemente houve alguma mudança brusca de temperatura, essa é uma das causas principais da hibernação.

Considere o histórico de saúde do hamster. Se o pet for jovem e não tiver apresentado nenhuma doença ou mudança de comportamento recentemente, dificilmente iria falecer repentinamente. O tutor pode levar o pet ao veterinário para confirmar se há algum problema.

O tutor também pode aquecer e tentar reanimar o pet. Se ele começar a dar sinais de vida aos poucos, ele estava hibernando.

Como tentar reanimar o hamster hibernando?

Apesar da hibernação ser um processo natural, ela também pode oferecer riscos aos hamsters. Diferentemente dos ursos, esses pequenos roedores não fazem uma reserva de gordura corporal. Então, sem muita energia para queimar, os hamsters podem acabar ficando debilitados e até morrerem. Os bichinhos também podem desenvolver um quadro de profunda desidratação.

Ao perceber que seu hamster entrou em estado de hibernação, você deve entrar em contato com um veterinário antes de pensar em tentar reanimá-lo sozinho em casa. Se for muito urgente, o tutor pode começar o processo em casa e depois levá-lo ao veterinário.

Para reanimar o pequeno roedor em casa, é preciso reaquecer o corpo dele. Para isso, o tutor pode aquecer toalhas com o ferro de passar ou envolvê-las em panos para aquecer o bichinho. É preciso ter muito cuidado para não queimar o pet e deixar a boca e o nariz dele livres.

Se o hamster começar a dar sinais de vida, leve o bichinho o mais rápido possível ao veterinário: a ajuda profissional é sempre a mais adequada.

Prevenção

Para evitar que o hamster entre em hibernação e corra riscos, o tutor pode manter a temperatura do local onde o bichinho vive estável e pouco exposto ao vento. Um ninho quentinho na gaiola para o pequeno roedor se proteger do frio é essencial para o bem-estar dele.

Quanto à alimentação, alimentos feitos especificamente para os hamsters são os mais indicados.

Tags

Autor