Cão desaparecido há quatro meses é encontrado preso na neve em montanha da Califórnia
Russ estava desaparecido desde agosto, quando se assustou e fugiu durante um incêndio perto do lago Tahoe
Um cachorro que estava desaparecido há quatro meses foi resgatado e devolvido ao seu tutor depois de ser encontrado preso em 1,5 metro de neve na montanha Twin Peaks, na Califórnia (EUA).
O cão, Russ, estava desaparecido desde agosto. Ele se assustou e fugiu durante um incêndio perto do lago Tahoe, na Califórnia.
O tutor de Russ é um enfermeiro viajante que foi forçado a sair sem seu pet quando a cidade foi evacuada por causa do incêndio florestal, de acordo com relatório TV americana.
Apenas em 16 de dezembro de 2021 o cão foi encontrado. Uma equipe de resgate animal da comunidade, Tahoe Paws, encontrou Russ preso na neve a 1,5 metro de profundidade na montanha.
"Finais felizes são sempre bem-vindos, especialmente perto dos feriados”, publicou a comunidade em janeiro.
A publicação também continha o relato do resgate: "Na quinta-feira, 16 de dezembro, a diretora Wendy Jones foi notificada de uma postagem no Facebook sobre um cachorro que estava localizado perto de Twin Peaks. "Estava na neve, aparentemente incapaz de se mover, e rosnava para o indivíduo que o observava."
"Wendy convocou os voluntários do TLC 4 Furry Friends e Tahoe Paws, que se vestiram com sapatos de neve, equipamentos de resgate de cães e um trenó do oficial Shumaker. O cachorro foi rastreado montanha acima e finalmente localizado embaixo de uma árvore imóvel. Os voluntários ficaram exultantes quando ele abriu os olhos e levantou a cabeça”, continuou o relato.
"Eles conseguiram colocá-lo no trenó, em cima de um voluntário, para mantê-lo aquecido e calmo. Como estava escuro, a descida da montanha foi lenta e metódica", finalizou.
À imprensa americana, os dois voluntários que encontraram o cachorro, Leona Allen e Elsa Gaule, contaram sua alegria depois de encontrar Russ.
"Então eu segui os rastros e, de repente, vi essa forma escura sob a árvore e então ele abriu os olhos e tenho certeza de que gritei", disse Leona. Aos risos, acrescentou: "Tenho certeza de que Elsa me ouviu descendo a montanha".
Elsa relatou a estratégia usada para se aproximar: "Eu meio que o acariciei um pouco embaixo do queixo e ele fez aquela coisa, quando um cachorro descansa a cabeça em sua mão. Ele está aqui, ok. O que vem a seguir, nós realmente não pensamos nisso. Eu olhei para Leona e disse 'o que você acha sobre andar de trenó com ele?'"
"Foi tão emocionante, especialmente nas férias, no final do ano. O ano foi tão difícil para todos e ter esse final realmente feliz e fazer parte disso foi muito especial", finalizou Gaule.
De acordo com a postagem do Tahoe Paws, Russ conseguiu se encontrar com seu dono devido a um microchip implantado no cachorro. O dono teria ficado "em êxtase" ao descobrir que seu cachorro estava vivo depois de assumir que ele "estava perdido para sempre".
Ainda na publicação, o Tahoe Paws destacou a importância de reportar o desaparecimento de animais e microchipar seus animais pets.