FRIO

Filhote de cachorro salva a vida de montanhista na Croácia

Cão passou 13 horas deitado sobre seu tutor, protegendo-o do frio

Imagem do autor
Cadastrado por

Paloma Xavier

Publicado em 07/01/2022 às 19:22
Notícia
X

Um cachorro de apenas oito meses salvou a vida de um montanhista cordilheira de Velebit, na Croácia. North, um malamute do Alasca de oito meses, caiu por uma encosta de 150 metros junto ao seu tutor Grga Brkic no último fim de semana. O cão passou 13 horas deitado sobre seu tutor, protegendo-o do frio.

Ferido, Grga não conseguia se movimentar. Só restava esperar pelo resgate com o seu companheiro de quatro patas.

Por causa da neve e das árvores arrancadas por deslizamentos de terra, a equipe de 30 socorristas teve dificuldade de chegar ao local do acidente. O resgate levou 13 horas - período que North protegeu seu tutor do frio.

"A amizade e o amor entre homem e cão não conhece limites", escreveu o Serviço de Resgate da Montanha na Croácia na publicação com a notícia nas redes sociais.


Mesmo após a chegada da equipe de resgate e da maca de apoio, North continuou sobre seu tutor. O comportamento foi registrado e publicado pelo Serviço de Resgate da Montanha na Croácia.

"Este cachorrinho é um verdadeiro milagre", disse Grga à mídia local. O montanhista escapou da hipotermia, mas precisou ser encaminhado ao hospital para fazer cirurgia.

Além de North e Grga, mais duas pessoas estavam no passeio antes do cão e seu tutor caírem da encosta.

Apesar do final feliz, o serviço de resgate de montanha da Croácia alertou contra levar cães para caminhadas em condições difíceis. Principalmente durante o inverno, quando é necessário equipamento de escalada especializado.

De acordo com a agência AFP, o acidente aconteceu perto do pico mais alto da cordilheira de Velebit, a cerca de 1.800 metros acima do nível do mar.

Tags

Autor