COLUNA MOBILIDADE

IPVA para motos: governador sanciona anistia em Pernambuco. Veja quem terá direito

Medida prevê ainda a quitação do IPVA 2021 sem juros e multa, para motocicletas, ciclomotores e motonetas nacionais, com até 162 cilindradas

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 16/09/2021 às 16:00 | Atualizado em 16/09/2021 às 16:06
Notícia
X

O governador Paulo Câmara sancionou nesta quinta-feira (16/9) a lei que anistia as dívidas de motocicletas de baixa cilindrada geradas até o dia 31 de dezembro de 2020. O projeto foi votado e aprovado em regime de urgência na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Agora, os motociclistas que tiverem débitos de IPVA, taxas de licenciamento anual e de bombeiros, além de diárias cobradas pelo depósito de motos apreendidas, até o dia 31 de dezembro de 2020 ficarão livres do débito.

As regras, no entanto, só valem para as motocicletas de até 162 cilindradas. Esse limite de motorização foi imposto pelo governo porque representa a grande maioria dos veículos utilizados para o trabalho por entregadores, por exemplo. A anistia faz parte do Plano de Retomada do governo de Pernambuco, um pacote de ações para tentar reerguer a economia do Estado no pós-pandemia de covid-19, gerando mais emprego e renda.

“A partir de outubro, as pessoas que quiserem regularizar a situação dos veículos terão o beneficio da lei já aprovada. Isso é uma garantia para que a população possa circular e exercer o seu trabalho em todo o Estado com sua motocicleta, sem utilizá-la de maneira irregular”, afirmou o governador Paulo Câmara, durante a sanção da lei.

ATENÇÃO

O direito ao perdão das dívidas (IPVA e taxas) é destinado apenas a pessoas físicas (frotas de empresas não participam), e limitado a um veículo por CPF. O dono da motocicleta precisa estar em dia com o IPVA de 2021, por isso a Secretaria da Fazenda de Pernambuco estendeu o prazo de pagamento para até 31 de dezembro deste ano. As multas decorrentes de infrações de trânsito não estão incluídas na remissão das dívidas. E as taxas atrasadas devem ser referentes ao período entre 2016 e 2020.

A nova lei ainda concede melhores condições para quem está com o pagamento dos impostos de 2021 atrasado. Eles poderão ser pagos em três parcelas, nos meses de outubro, novembro e dezembro, ou em uma cota única em dezembro deste ano. De acordo com dados da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE), 250 mil pessoas podem ser beneficiadas com o projeto. Mas a previsão é de que apenas 30% deles irão aderir ao benefício, o que representaria uma renúncia fiscal de R$ 70 milhões para o Executivo.

Tags

Autor