COLUNA MOBILIDADE

Carnaval 2022: Grande Recife terá oferta de ônibus normal mesmo com restrições. Metrô ainda não tem definição

O governo de Pernambuco, gestor do sistema, garante que a operação será normal aos fins de semana e dias úteis durante o não-Carnaval de 2022, o que pode ser um alívio para a população que sofre com as lotações nos horários de pico. Metrô do Recife ainda vai definir

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 09/02/2022 às 13:28 | Atualizado em 16/02/2022 às 14:47
Notícia
X

A proibição de qualquer evento ou festa durante o Carnaval 2022, anunciada pelo governo de Pernambuco nesta terça-feira (8/2), vai garantir a oferta de ônibus na Região Metropolitana do Recife, o que pode ser um alívio para a população que sofre com as lotações nos horários de pico.

A operação será normal, sem alteração no quantitativo da frota disponibilizada nas ruas. É o que garante o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), gestor do sistema. Será aplicada a mesma lógica de 2021, quando a operação foi normal, diferenciada apenas pelo lançamento nos fins de semana e dias úteis.

Sem Carnaval e sem feriado, prejuízo econômico volta a bater à porta de quem depende da festa em Pernambuco

Saúde diz que Pernambuco não se opõe à realização de Carnaval fora de época em 2022

Atualmente, o Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR (STPP) está operando com 90% da frota, composta por 2.190 coletivos.

O planejamento do CTM é de manter a oferta referente aos sábados no Sábado de Zé Pereira (dia 26/2), que historicamente é de 70%, aos domingos (27), que é de 40/50%, e aos dias úteis na segunda (28/2), terça (1º/3) e Quarta-Feira de Cinzas (2) - que no caso seriam mantidos os 90%.

FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
Será aplicada a mesma lógica de 2021, quando a operação foi normal, diferenciada apenas pelo lançamento nos fins de semana e dias úteis - FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM

Mário Sérgio Cornélio, coordenador de Operações do CTM, explica que valerá o calendário operacional, como os técnicos chamam a operação normal. Mesmo que as escolas privadas e públicas não tenham aulas - como deverá acontecer pelas discussões que vêm sendo feitas no setor depois da publicação do Decreto 52.249, de 8 de fevereiro de 2022, do governo de Pernambuco.

“Adotaremos a mesma estratégia do Carnaval 2021, respeitando o lançamento diferenciado das frotas nos dias úteis e fins de semana. Mesmo que a rede de ensino não tenha aula”, afirmou.

A reportagem tentou saber da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) qual será a operação do Metrô do Recife durante o Carnaval 2022, mas a decisão está dependendo da administração da CBTU em Brasília.

Confira o decreto do governo de Pernambuco

DEC52.249.2022 de PE (Restrições Carnaval 2022) by Roberta Soares on Scribd


RESTRIÇÃO

O governo de Pernambuco recuou das primeiras proibições, mais flexíveis e anunciadas na segunda-feira (7), um dia depois, decidindo ampliar as restrições durante os dias do Carnaval 2022. Agora, de 25 de fevereiro a 1º de março (período de Carnaval), está proibido, em todo o Estado, qualquer tipo de festa e evento.

Na noite de segunda-feira, o Gabinete de Enfrentamento à Covid-19 chegou a comunicar que, também durante os dias de Carnaval, festas estavam permitidas com a limitação do público (3.000 para 500 pessoas em locais abertos, e de 1.000 para 300 em locais fechados).

ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM
A reportagem tentou saber da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) qual será a operação do Metrô do Recife durante o Carnaval 2022, mas a decisão está dependendo da administração da CBTU em Brasília - ALEXANDRE GONDIM/JC IMAGEM

A decisão foi revista devido ao aumento dos casos de covid-19. Assim, a medida que reduz a quantidade de público, em eventos no Estado de Pernambuco, começou nesta quarta-feira (9) e só irá até o dia 24/2 - e não mais até o dia 1º/3.

Também permanece obrigatória a comprovação de vacinação e a apresentação de teste negativo nos eventos com mais de 300 pessoas, cinemas, teatros, circos e jogos de futebol. Com a alteração, a partir do dia 25/2 até o dia 1º/3, as festas estão proibidas.

Tags

Autor