COLUNA MOBILIDADE

Após VLT pegar fogo, Linha Diesel do Metrô do Recife segue sem operar nesta segunda

Passageiros precisaram descer às pressas de trem no último sábado (23), após VLT pegar fogo

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 25/04/2022 às 8:58 | Atualizado em 25/04/2022 às 12:32
X

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou, na manhã desta segunda-feira (25), que a Linha Diesel não está operando, após um incêndio em um VLT ocorrido no fim de semana

Um trem do tipo VLT pegou fogo no último sábado (23), por volta das 11h, e só nesta segunda a companhia se pronunciou sobre o ocorrido. Os dois ramais estão parados e as nove estações do sistema estão fechadas. Em média, são 1.150 passageiros prejudicados.

De acordo com a CBTU, o VLT fazia o percurso do Ramal Cajueiro Seco/Cabo quando ocorreu um incêndio na composição. Quando o fogo começou, dezenas de passageiros precisaram descer às pressas do trem. Ninguém ficou ferido.

Ainda segundo a companhia, o VLT atingido foi levado para manutenção. Uma perícia deverá ser realizada para descobrir as causas do incêndio.

"A CBTU Recife informa que na manhã de sábado, 23, por volta das 11h, foi registrado um incêndio no VLT que fazia o percurso do Ramal Cajueiro Seco/Cabo. Não houve feridos, todos os passageiros desceram do trem. O VLT em questão foi levado para a Manutenção para que seja realizada a perícia pra se descobrir as causas. Diante do ocorrido, a CBTU não está operando a Linha Diesel na manhã dessa segunda, 25", diz a nota.

Reprodução/DiárioCabense
VLT pegou fogo na altura de Ponte dos Carvalhos, no Cabo - Reprodução/DiárioCabense

Imagens divulgadas em redes sociais, gravadas pelos passageiros, mostram o momento em que o trem pegou fogo e os usuários precisaram descer e andar sobre os trilhos. Eles seguiam de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, em direção ao Cabo de Santo Agostinho.

O caso aconteceu na altura de Ponte dos Carvalhos, já no Cabo. No vídeo, é possível ver que a cabine do maquinista foi tomada pelas chamas. Segundo os relatos dos passageiros, havia barulhos semelhantes a um vazamento de gás no VLT antes do incêndio começar.

O Corpo de Bombeiros informou ter sido acionado para a ocorrência por volta das 12h50. Foram deslocadas duas viaturas, sendo uma de comando operacional e outra de combate a incêndio. 

Problemas constantes do Metrô do Recife

Os usuários do Metrô do Recife já estão cansados - e, infelizmente, acostumados - com tantos transtornos no transporte. Na última quarta-feira (20), os passageiros que precisam utilizar a Linha Centro ficaram em torno de 15 horas sem o serviço, por causa de problemas técnicos.

Na ocasião, um problema na rede aérea fez com que todas as estações desta linha ficassem fechadas. A operação da Linha Centro nem chegou a começar naquele dia (as estações abririam às 5h), e só retornou às 20h.

"Pedimos desculpas pelos transtornos e reiteramos o compromisso na busca de fornecer um transporte público de qualidade e segurança para toda população que precisa desse meio de deslocamento", disse a CBTU, na ocasião.

Atualmente, o bilhete do Metrô do Recife custa R$ 4,25, valor maior do que a passagem de ônibus no vale A no Grande Recife (R$ 4,10).

 

Tags

Autor