COLUNA MOBILIDADE

Bairro do Ipsep começa a passar por mudanças. Confira quais

São ações no trânsito, no transporte público coletivo, na ciclomobilidade, na arborização e na iluminação pública

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Roberta Soares

Publicado em 25/04/2022 às 17:04 | Atualizado em 28/04/2022 às 9:23
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O bairro do Ipsep, na Zona Sul do Recife, começará a ser transformado pela Prefeitura do Recife. O projeto que unifica intervenções de infraestrutura voltadas para a mobilidade urbana em um único bairro e de uma única vez será iniciado ainda esta semana.

No pacote, um investimento de quase R$ 36 milhões (o valor máximo era de R$ 45 milhões, mas foi reduzido na licitação) para requalificar diversas vias e implantar soluções de circulação não só para carros, mas também para os ônibus e a mobilidade ativa no bairro.

Os recursos para financiamento são da Caixa/FGTS com contrapartida municipal de 25%, e o prazo de conclusão da obra é de 20 meses.

São ações no trânsito, no transporte público coletivo, na ciclomobilidade, na arborização e na iluminação pública. O projeto será piloto e representa uma nova concepção de ações na cidade.

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Projeto prevê binário na Avenida Jean Emile Favre com a Avenida Raimundo Diniz - DIVULGAÇÃO


As intervenções previstas incluem a implantação de um binário (quando duas vias paralelas têm sentidos únicos e contrários) entre a Avenida Recife e a Avenida Mascarenhas de Morais, corredor exclusivo de ônibus, ciclofaixa, requalificação dos passeios, arborização, melhorias nas redes de drenagem, abastecimento de água e coleta de esgotos, bem como o embutimento da rede de telecomunicações.

A ordem de serviço está prevista para ser assinada pelo prefeito João Campos nesta terça-feira (26/4), às 19h, na Praça da Sudene, mais conhecida como praça da delegacia porque é onde fica situada a Delegacia de Polícia do Ipsep.

O lançamento do projeto foi divulgado nas redes sociais pelos moradores do bairro, inclusive com detalhes do projeto apresentado pela gestão municipal. Mas até a publicação desta reportagem a assessoria de imprensa da PCR não confirmava a assinatura, sob o argumento de que somente o gabinete do prefeito poderia confirmar o evento.

De toda forma e independentemente dos ganhos políticos do projeto, as intervenções vão começar e a expectativa é de que melhorem a infraestrutura do bairro. 

 
 
 
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O QUE SERÁ FEITO

No total, cinco vias serão contempladas no projeto: as Avenidas Jean Emile Favre - um dos principais eixos viários do Ipsep - e Raimundo Diniz, e as Ruas Rio Maranhão, Pampulha e Itacari. A prefeitura promete melhorar a mobilidade urbana da área, priorizando o transporte público com a implantação de corredor exclusivo de ônibus, a ciclomobilidade com ciclofaixas, a circulação com o binário e os alagamentos com a realocação das redes de abastecimento de água e de coleta de esgotos. Também garante que será feito o embutimento da rede de telecomunicações, diminuindo a poluição visual.

O binário da Jean Emile Favre terá 3,5 km e fará a ligação de duas importantes vias arteriais principais: as Avenidas Recife, no Ipsep, e Mascarenhas de Moraes, na Imbiribeira. No sentido Ipsep, o binário terá início na Rua Itacari (continuação da Avenida General MacArthur) e seguirá pela Jean Emile Favre até a Avenida Recife. Em direção à Imbiribeira, o binário começa na Avenida Raimundo Diniz e seguirá pelas Ruas Rio Maranhão e Pampulha, até a Avenida Mascarenhas de Moraes. Os dois pontilhões sobre o canal da Malária/Dancing Days serão alargados e a Rua Rio Maranhão será pavimentada.

Uma nova ciclofaixa será implantada e se conectará com as Ciclofaixas Paris e Dom Hélder Câmara, já existentes, somando-se aos 84,6 km já conectados entre as Zonas Sul e Oeste. A Avenida Jean Emile Favre ganhará uma Faixa Azul para os ônibus, mas a extensão será pequena: apenas 1,6 km. Também serão instalados novos abrigos para o embarque e desembarque dos ônibus e o corredor terá o pavimento requalificado em CBUQ.

As vias que constituem o binário receberão melhorias de urbanização e paisagismo, com plantio de 400 árvores, além da requalificação dos passeios em concreto e piso intertravado com implantação de acessibilidade (piso tátil direcional e de alerta, além de faixas de pedestres e travessias em nível).

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