UBER irá permitir que motoristas filmem corridas com celular; teste começará no Brasil
Segundo a Uber, os testes devem iniciar em Santos (SP) e em João Pessoa (PB)
A Uber anunciou que motoristas parceiros poderão filmar as viagens usando a câmera do celular. A proposta ainda entrará em fase de teste, e o Brasil é um dos locais escolhidos para esse início.
Segundo a companhia, os testes devem iniciar em Santos (SP) e em João Pessoa (PB).
Além disso, três cidades norte-americanas também irão participar dos testes, são elas: Cincinnati, Louisville e Nova York.
GRAVAR CORRIDAS NA UBER
A permissão para filmar as corridas não é novidade na Uber. Contudo, a instalação do equipamento no veículo pode ser difícil e inacessível para muitos condutores.
Agora, com a nova proposta, a gravação pode ser realizada de modo mais simples, a partir da câmera frontal e áudio de um smartphone.
UBER: POSSO FILMAR VIAGENS?
A filmagem da viagem poderá ser realizada pelo motorista parceiro no próprio aplicativo Uber. Uma aba no canto inferior da tela do aparelho mostrará o que está sendo gravado no interior do carro durante a viagem.
Segundo a companhia, os próximos passos do projeto serão definidos com base no feedback, ou retorno, dos motoristas envolvidos nos testes iniciais.
Ainda de acordo com a Uber, habilitar o recurso permitirá que motoristas gravem vídeo e áudio de todas as corridas.
Bem como ocorre na função de gravação de áudio durante a viagem, a gravação de vídeo também permanecerá criptografada no aparelho do motorista. Assim, não será possível acessá-la diretamente.
"A única forma da equipe de atendimento da Uber acessar o conteúdo das gravações é mediante um reporte de incidente de segurança no aplicativo. Se o motorista parceiro abrir uma reclamação, ele terá a opção de adicionar o arquivo com o vídeo em questão. Só então a Uber – que tem a chave da criptografia – terá acesso às imagens. No caso de investigações, as autoridades competentes também podem solicitar acesso a essas imagens para a Uber, na forma da lei", afirmou a companhia em nota.
No momento, não há previsão de lançamento da gravação de vídeo em outras cidades.