CLT para quem trabalha por APP
UBER VAI TER CLT EM 2023? Entenda promessa de LULA para MOTORISTAS E ENTREGADORES DE APLICATIVO
Direitos trabalhistas para motoristas e entregadores de aplicativos? Saiba se vai ter CLT para essa categoria em 2023
Cadastrado por
Brenda de Barros
Publicado em 05/12/2022 às 21:35
| Atualizado em 05/12/2022 às 21:37
Notícia
X
Notícia
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Durante a campanha eleitoral, o presidente eleito, Lula (PT), falou que iria buscar a regulamentação da profissão de motoristas e entregadores de aplicativo, permitindo que esses trabalhadores tivessem acesso a direitos similares aos da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).
A expectativa é que os motoristas e entregadores de aplicativo tenham direito a aposentadoria, jornada de trabalho, descanso semanal remunerado e seguro.
CLT é vantajosa para motorista de aplicativo?
Em entrevista para a UOL Carros, o presidente da Associação de Motoristas de Aplicativos de São Paulo (AMASP), Eduardo Lima de Souza, alega que os motorista não desejam seguir os regimes da CLT, para não perder a autonomia.
"A CLT nos obrigando a cumprir horários e a fazer toda e qualquer corrida, mesmo sem nos sentir confortáveis. As plataformas e o governo não nos oferecem segurança para trabalhar dessa maneira. O que nós queremos é ter direitos previdenciários, mas preservando nossa autonomia", afirma o presidente da AMASP.
Uber vai ter CLT no Governo de Lula?
Ainda de acordo com informações da UOL Carros, não há uma proposta aprovada para regulamentar a CLT para motoristas e entregadores de aplicativo em 2023.
No entanto, segundo Clemente Ganz Lúcio, coordenador do grupo temático de trabalho da equipe de transição de Lula, a ideia do presidente eleito é que todos os motoristas e entregadores de aplicativos tenham direitos trabalhistas, mas que não serão iguais aos do regime da CLT.