Como prometido pelo governo de Pernambuco, o tráfego das pistas principais da BR-232, no trecho que compreende a saída do Recife para o interior do Estado, na altura do Curado, na Zona Oeste da capital, foi liberado parcialmente nesta sexta-feira (23/12). A liberação aconteceu em 3 km dos quase 7 km que estão em obras, mas mesmo assim a expectativa é de que a circulação fique bem melhor a partir de agora e, principalmente, diante do aumento do volume de veículos devido ao fim de semana do Natal e do Ano Novo.
Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Departamento de Estradas de Rodagem de Pernambuco (DER-PE), há um incremento de aproximadamente 40% na circulação de veículos nas principais rodovias do Estado em datas de grande feriados, como as festas de fim de ano.
Foram liberadas ao tráfego três faixas da pista principal da rodovia no sentido interior-capital, no trecho que vai do Jardim Botânico até o viaduto sobre a BR-101 (conexão com a Avenida Abdias de Carvalho), e mais outras duas faixas no sentido contrário.
Assim, os motoristas que seguem pela Avenida Abdias de Carvalho não precisam mais fazer o retorno de aproximadamente dois quilômetros até a rotatória em frente à Reitoria da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
O mesmo vale no sentido contrário, interior-capital, já que os veículos também estavam sendo obrigados a fazer o mesmo desvio. Nos dois sentidos, poderão seguir em frente pelo viaduto que dá acesso à Avenida Abdias de Carvalho.
CONCLUSÃO DE 75% DA OBRA DA BR-232
“Dos sete quilômetros da via que serão triplicados, já temos quase quatro prontos, proporcionando um alívio muito grande para quem chega e quem sai do Recife”, ressaltou o governador Paulo Câmara, que participou da liberação do trecho nas primeiras horas da manhã desta sexta.
Segundo a secretária de Infraestrutura de Pernambuco (Seinfra) e responsável pela coordenação do alargamento da BR-232, Fernandha Batista, a obra está sendo entregue à futura governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), com 75% de conclusão.
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“É um importante avanço. Estamos dentro do nosso cronograma que era aliviar os congestionamentos com a liberação da pista principal até o fim de 2022 e concluir toda a obra em março de 2023”, afirmou em entrevista à Rádio Jornal.
A secretária explicou que a equipe responsável pela obra está entrando em recesso a partir desta sexta, retornando no dia 3 de janeiro para dar continuidade aos trabalhos. “Deixar 75% da triplicação pronta é muito. Avançamos bem na pavimentação. O restante, que faz parte da segunda etapa, é predominantemente a parte das soluções urbanas, já que a obra inclui ciclovia, obras d’arte e paisagismo”, explicou.
ENTENDA A OBRA DA BR-232
A triplicação dos 6,8 quilômetros da BR-232 foi iniciada em março deste ano e deve ser concluída no primeiro trimestre de 2023, com investimentos de R$ 100 milhões. As intervenções estão gerando cerca de mil vagas de empregos diretos e indiretos. Quando concluídas, serão beneficiadas diretamente mais de quatro milhões de pessoas.
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A BR-232 ganhará uma terceira faixa no sentido Recife-Interior e outra no sentido contrário (Interior-Recife). A perspectiva do governo do Estado é que a adequação da capacidade viária do trecho rodoviário reduza o tempo de viagem nos 6,7 quilômetros em 58%, passando dos atuais 60 minutos para 25 minutos.
Números da Seinfra apontam que são 67 mil veículos circulando apenas naquele trecho e 28 mil pessoas passando no transporte público coletivo operado por 13 linhas de ônibus. No total, são 4 milhões de usuários contínuos no trecho, também segundo o Estado. Os R$ 99,8 milhões são recursos do governo do Estado, dentro do Plano Retomada.
PAVIMENTO DE QUALIDADE
Além da recuperação do pavimento - que será de concreto nas pistas principais e centrais (onde o tráfego é mais pesado) e de CBUQ (asfalto) nas vias locais (onde o tráfego é menos pesado) -, o projeto de adequação viária da BR-232 na saída do Recife promete deixar a área urbanizada, integrada com o transporte coletivo e acessível aos modais ativos (bicicletas e pedestres).
Para isso, será implantada uma ciclovia ao longo dos 6,8 km do trecho, localizada sempre na margem sul da rodovia (do lado do Jardim Botânico do Recife). Baias para os ônibus nos 15 pontos de embarque e desembarque, sinalização horizontal e vertical para garantir a travessia dos pedestres, e uma nova iluminação em LED também serão instaladas.
A readequação prevê a construção de duas alças em nível - sem ser elevadas, o que puxou o valor da obra para baixo -, para retorno dos veículos - algo difícil de ser feito atualmente. E, ainda, a requalificação e construção de três passarelas no trecho. O custo inicial do alargamento era de R$ 145 milhões.
VEJA IMAGENS DO PROJETO DE ALARGAMENTO DA BR-232: