DESLIZAMENTO DE TERRA NO BRASIL: veja as principais ÁREAS DE RISCO sujeitas a INUNDAÇÃO
Confira como identificar as principais áreas de risco para deslizamento de terra, inundação e outros desastres no Brasil
O número de pessoas que vivem em áreas de risco para inundações e deslizamento de terra no Brasil é preocupante, o que torna importante informar a população sobre as possíveis prevenções.
Aproximadamente 3,9 milhões de brasileiros vivem em 13.297 áreas de risco e, desse total, cerca de 9.291 são classificadas como locais de “risco alto” e 4.000 como “risco muito alto”.
A última classificação é a que aponta para a possibilidade de ocorrerem deslizamentos ou inundações, visualizadas no painel do Serviço Geológico do Brasil, vinculado ao Ministério de Minas e Energia.
QUAIS OS ESTADOS MAIS IMPACTADOS?
De acordo com o documento, quatro estados são os mais impactados por esses acontecimentos. São eles:
- Santa Catarina
- Minas Gerais
- Espírito Santo
- São Paulo.
O pesquisador geólogo do Serviço Geológico (SGB) e coordenador executivo do Programa de Cartografia de Áreas de Risco Geológico, Julio Lana, explicou que tais estados têm grande parte do relevo caracterizado por áreas montanhosas.
“Os municípios estão parcialmente assentados sobre terrenos inclinados, morros e regiões serranas e naturalmente são áreas sujeitas a processos de instabilização de encostas - os deslizamentos", explicou.
"Além disso, são estados que têm [áreas] hidrográficas consideráveis, com rios bastante importantes e grandes terrenos ocupados nas margens desses rios, o que sujeita a população a sofrer com os eventos de inundação” acrescentou o geólogo.
No entanto, isso não significa que os desastres não ocorrerem em outras regiões, como se prova no deslizamento da BR-376, no Paraná, em novembro de 2022, o qual resultou em duas mortes, além seis pessoas resgatadas com vida.
HOMEM soterrado por barreira no PARANÁ pede SOCORRO após DESLIZAMENTO
COMO SE PREVENIR DE DESASTRES?
Um mapa online para prevenção de desastres é disponibilizado pelo Serviço Geológico do Brasil, o qual fornece informações sobre a localização e as características das áreas de risco.
Os locais de destaque são os mais propensos a se afetarem com eventos adversos de natureza geológica, como inundações, enxurradas, fluxo de detritos, deslizamentos, erosões e quedas de blocos de rochas.
“Não são todos os municípios brasileiros que foram contemplados. E, dentre os estados que têm maior número de cidades mapeadas, estão justamente Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo", pontuou Julio Lana.
"É interessante destacar que eles têm o maior número de áreas de risco e consequente população nessas áreas justamente porque têm o maior total de cidades mapeadas em comparação com outros estados”, concluiu o pesquisador.
Com informações da Agência Brasil sobre deslizamento de terra no Brasil