Veja 3 dicas para não cair em ciladas na hora de comprar um carro usado
Nesses momentos de indecisão sobre qual veículo adquirir, a melhor alternativa pode ser comprar um carro usado
Comprar um carro é uma decisão complicada para algumas pessoas, porque diante de várias opções, surgem muitas dúvidas.
Porém, nesses momentos de indecisão, a melhor alternativa pode ser comprar um carro usado.
A escolha de comprar um carro de segunda mão pode ser duvidosa, mas com as dicas que sugerimos de como escolher um carro usado, a dificuldade de achar um carro ideal será bem menor.
>> Leia também: IPVA 2023: Veja como saber se tem direito à ISENÇÃO do IPVA
DICAS PARA ESCOLHER UM CARRO USADO
A vantagem de adquirir um carro de segunda mão é a economia. Ou seja, se for escolhido com consciência, e comprado da pessoa certa, não terá tanto prejuízo.
Contudo, é necessário ficar atento a golpes ou veículos que aparentam ser opções interessantes, mas não são.
Escolha lojas e vendedores de confiança
Esse é um primeiro ponto para se manter atento, pois muitas pessoas e lojas de carros usados conseguem promover seus veículos e preços.
Às vezes, o carro não é tão bom quanto alardeado, faltando acessórios ou com marcas e pequenos defeitos. Em outros casos, as condições de pagamento são diferentes das ditas no anúncio.
Além disso, nesses momentos ocorrem os golpes. Não apenas para compra do veículo em si, mas também para adquirir e trocar peças, ou mesmo nos trâmites legais envolvendo os documentos.
Portanto, para evitar todas estas situações, é importante procurar lojas bem avaliadas e vendedores que passam o máximo de informações possíveis.
De preferência, compre de alguém que tenha boas recomendações e, no caso de lojas, que sejam registradas da maneira correta.
Cuidado com a vaidade
Mesmo encontrando um veículo em ótimo estado e com preço acessível, deve-se lembrar que ele ainda precisará de manutenção, uma vez que esta será no nível de um carro de luxo.
Além disso, muitos carros esporte e com motores potentes consomem muito mais combustível que carros mais populares.
Assim, é primordial observar as suas condições para arcar com os custos de manutenção de um carro. E quando ele quebrar, será necessário substituir as peças por outras de igual qualidade.
Faça um test drive
Mais importante do que ver o carro de perto é fazer o uso do test drive. Assim, poderá avaliar como o veículo funciona e se atende às expectativas.
Além disso, se o vendedor não lhe deixar dirigir o carro, isto já é um motivo para se manter em alerta, uma vez que, qualquer que seja a justificativa para não deixar você sentir como o produto está, é motivo para não realizar a compra.