Embreagem

Veja 5 erros que DANIFICAM A EMBREAGEM do seu carro

Manter as condições ideais da embreagem, além de ser uma forma de preservação da própria segurança, também é uma maneira de evitar prejuízos financeiros, seja por multas ou visitas indesejadas ao mecânico

Imagem do autor
Cadastrado por

Allan Petterson

Publicado em 25/01/2023 às 23:19 | Atualizado em 27/01/2023 às 14:40
Notícia
X

Um dos itens mais importantes dos automóveis, e que também é uma das principais causas das dores de cabeça de muitos motoristas, é a embreagem

A embreagem é um componente do carro composto por várias peças, que é essencial na hora de realizar a troca das marchas.

Apesar disso, o cultivo de maus hábitos atrás do volante - por vezes desapercebidos - podem danificar e reduzir a vida-útil da embreagem. 

Manter as condições ideais da embreagem, além de ser uma forma de preservação da própria segurança, também é uma forma de evitar prejuízos financeiros, seja por multas ou visitas indesejadas ao mecânico.

Veja 5 erros que danificam a embreagem do seu carro e nunca mais os repita

1. Dirigir com os pés apoiados na embreagem

Este é um erro clássico cometido por muitos motoristas, principalmente aqueles que estão iniciando a vida como condutores e herdam este hábito de amigos ou parentes "mais experientes". 

Apesar de "comum", essa prática deve ser evitada, pois acelera ainda mais o desgaste da embreagem.

Apoiar o pé no pedal da embreagem pode fazer com que parte do sistema seja desacoplado, o que resulta no aumento da temperatura do disco devido ao atrito.

Assista a esse vídeo para entender como a embreagem funciona

2. Usar marcha alta em baixa velocidade

Esqueça o mito de que dirigir o carro em baixa velocidade com a marcha alta faz com que você economize mais combustível. Na verdade, esse hábito apenas causa mais prejuízo para seu bolso e para embreagem. 

Quando o carro está em baixa velocidade e marcha mais forte está selecionada, o motor sofrerá mais pressão, o que acarreta o desgaste precoce do kit de embreagem. 

3. Não apertar a embreagem até o final

É comum ouvir alguns condutores se referirem a essa prática como uma forma de "não gastar a embreagem". Entretanto, não apertar o pedal até o fim só irá causar o efeito contrário

Fazer a troca de marchas sem que a embreagem seja completamente pressionada, força o conjunto do componente, pois as partes que deveriam ser desacopladas não realizam o movimento da forma correta. 

Por isso, não tenha medo de pisar até o final. Você estará fazendo um favor para sua embreagem e também para o seu bolso. 

4. Deixar a mão apoiada na alavanca de câmbio

Este, que é um hábito comum de muitos motoristas também pode causar prejuízos para a embreagem do automóvel.

Isso ocorre porque a pressão feita nesse dispositivo causa o desgaste do trambulador - peça que liga a alavanca ao câmbio das marchas - e dos anéis sincronizadores, dificultando a troca de marchas conforme o desgaste aumenta. 

5. Deixar o carro em movimento no ponto morto

Se você faz isso, saiba que as chances de causar danos a embreagem do seu carro são muitas.

A depender da velocidade em que o carro esteja, grandes são as chances de o motorista não engatar a marcha compatível com as necessidades do veículo, e isso irá causar muitos danos à embreagem por conta do atrito do disco.  

Além disso, conduzir o veículo no ponto morto faz com que o carro gaste mais combustível - no caso de veículos equipados com injeção eletrônica -, além de aumentar os riscos de acidentes

Tags

Autor