Para comprar um carro zero km, o brasileiro gasta em média R$ 130,8 mil
Segundo um estudo feito pela Jato Dynamics, o preço médio pago pelo brasileiro por um carro zero-km foi de R$ 130.851, no ano passado.
Com informações do UOL
De acordo com um estudo feito pela Jato Dynamics, em 2022, o preço médio pago pelo brasileiro por um carro zero-km foi de R$ 130.851. Ou seja, representa 84,62% a mais que o ticket médio de cinco anos atrás. Em 2017, ele era de R$ 70.877.
Em 2021, a alta foi de 16,9%; o ticket médio do carro zero-km vendido no Brasil foi R$ 111.932. E nesse mesmo ano, o mercado registrou o maior salto anual na média paga pelo brasileiro, em uma análise dos últimos cinco anos.
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O QUE MUDOU?
Uma análise feita dos últimos cinco anos comprova que a pandemia foi um momento decisivo para o ticket médio dos carros no Brasil.
Em 2020, a cotação do dólar começou a disparar, com altos reflexos no preço do carro zero-km. Ao final daquele ano, o ticket médio teve um aumento de 13%.
Contudo, a pandemia não apenas aumentou o valor de um carro, também alterou o perfil do consumidor brasileiro. Nesse caso, modelos de entrada perderam participação, uma vez que os clientes desses produtos deixaram de ter poder aquisitivo para comprá-los.
Nesse contexto, o segmento de SUVs compactos, não mais o de hatches, passou a ser aquele com maior participação nas vendas no Brasil. E não porque começaram a ter volume maior, isso ocorreu porque os carros mais em conta perderam mercado.
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CRISE DE PRODUÇÃO
O consumidor de carros de entrada abandonou a compra do zero-km, em consequência das privações econômicas impostas pela pandemia. Em 2021, ano do aumento do ticket médio, vieram as dificuldades da produção..
Os semicondutores, indispensáveis em carros desde o segmento de entrada, ficaram escassos. A produção de veículos sentiu esse impacto. Assim, as marcas, com capacidade limitada pela falta de chips, passaram a priorizar a fabricação de modelos mais caros.
Em primeiro lugar, esses produtos já tinham maior participação, também geram uma margem de lucro maior para as fabricantes. Em um contexto de baixa no volume de vendas, esse motivo se torna mais importante no momento de definir a estratégia de produção.
A combinação de alta nos preços com mudança de perfil do consumidor e prioridade na produção de produtos mais caros, influenciou ao aumento no valor médio pago pelo brasileiro no zero-km.
COMO ESTÃO OS PREÇOS
No segmento de SUVs compactos, o maior do Brasil, há modelos que se aproximam dos R$ 200 mil, caso do HR-V topo de linha. As versões mais vendidas da categoria custam em torno de R$ 150 mil.
Mas não são apenas os SUVs compactos que elevam o ticket médio do mercado brasileiro. Dos três produto mais emplacados no ano passado, Strada, HB20 e Onix (nesta ordem), todos têm versão que passam dos R$ 100 mil.
E a opção topo de linha da picape da Fiat se aproxima dos R$ 130 mil. Trata-se do veículo mais vendido do mercado nacional em 2022.
Além disso, os carros verdadeiramente "populares" são cada vez mais raros. Atualmente, apenas Mobi e Kwid podem ser classificados assim. E ambos passam dos R$ 60 mil. Em 2022, o Fiat foi o quinto mais emplacado, já o Renault ficou fora da lista dos 20 mais vendidos.
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