GOLPE DO IPVA 2023: entenda como se proteger do novo golpe
Criminosos têm aplicado o golpe do IPVA nos contribuintes que possuem supostas irregularidades com os órgãos estaduais. Saiba como escapar do golpe
O calendário do IPVA 2023 da maior parte dos estados já liberou as primeiras datas de pagamento ainda neste mês de janeiro.
Outras localidades, no entanto, só devem começar a recolher os pagamentos a partir de fevereiro.
Independente da data em que os pagamentos do IPVA 2023 da sua localidade sejam cobrados, é extremamente importante estar atento ao novo golpe do IPVA.
CRIMINOSOS APLICAM GOLPE DO IPVA VIA BOLETO
Segundo o InfoMoney, órgãos de defesa do consumidor alertam que para aplicar o golpe do IPVA, os criminosos enviam boletos falsos aos contribuintes, através de Correios, e-mail e links via mensagem de texto.
Acreditando que o boleto recebido é o original, os contribuintes acabam realizando o pagamento, mas o valor é recebido pelos golpistas.
O documento recebido é tão similar ao original que possui logotipos do governo Estadual e informações que parecem ser de algum órgão oficial.
COMO ACONTECE O GOLPE DO IPVA POR TELEFONE?
Ainda conforme divulgado no InfoMoney, também existe uma outra modalidade de golpe do IPVA que acontece por ligação.
Nestes casos, o contribuinte recebe uma ligação de uma pessoa que se identifica como funcionário do governo ou do Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e alerta ao contribuinte sobre atrasos no pagamento do IPVA 2023.
Ao ser comunicado, o suposto funcionário informa ainda que o pagamento do IPVA atrasado deve ser efetuado o quanto antes for possível, para que não enfrente complicações.
Somente aí é que o golpista solicita a confirmação de dados do contribuinte ou que envie uma transferência no valor do débito e ainda que faça o pagamento via cartão de crédito.
COMO NÃO CAIR NO GOLPE DO IPVA?
Para não cair no golpe do IPVA é importante destacar aos contribuintes que é possível ter acesso ao boleto de pagamento do tributo somente pelo site oficial da Secretaria da Fazenda (Sefaz) do estado em que a documentação do veículo foi registrada.
Além disso, é opção do contribuinte determinar qual será a melhor forma de realizar o pagamento do IPVA 2023, seja á vista em cota única ou parcelado em três vezes.