AUTOMÓVEIS

BYD no NORDESTE: governador da Bahia confirma negociação com chinesa BYD

Mega do setor de elétricos poderá ocupar a antiga fábrica da Ford

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 26/02/2023 às 18:53 | Atualizado em 26/02/2023 às 19:09
Notícia
X

Com informações da Agência Estado

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), confirmou a negociação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a montadora chinesa BYD para a retomada da antiga fábrica da Ford em Camaçari (BA).

"Vem aí a retomada do desenvolvimento industrial do nosso Nordeste! O governo Lula negocia a instalação da montadora chinesa BYD, onde funcionava a antiga fábrica da Ford, em Camaçari. Lula vai visitar a China e dialogar sobre a instalação. Estamos na torcida!", escreveu Rodrigues em publicação na sua conta oficial do Twitter.

A planta de Camaçari foi desativada pela Ford no início de 2021, em meio ao encerramento das suas atividades produtivas no País, que também incluíam bases nos municípios de Taubaté (SP) e Horizonte (CE). Pelas conversas em curso, os chineses usarão a fábrica de Camaçari pra produzir carros elétricos.

ESTRATÉGIA DE LULA

DIVULGAÇÃO
Carro elétrico da BYD - DIVULGAÇÃO

Se as negociações derem certo, o presidente marcará um gol de placa no quarto maior colégio eleitoral do País, que lhe deu ampla vantagem sobre Jair Bolsonaro na eleição de 2022. Camaçari é a quarta cidade mais populosa da Bahia e um importante polo industrial no Nordeste. A saída da Ford teve impacto brutal sobre a arrecadação tributária, a circulação de dinheiro e a atividade econômica do município.

Entre janeiro a outubro de 2021, a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias despencou 94,6% na Bahia. Já de janeiro a novembro do mesmo ano, o mesmo setor fechou 4,8 mil empregos formais na Bahia, dos quais 4,6 mil foram em Camaçari. Os dados são, respectivamente, do IBGE e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do governo federal.

Desde o ano passado, rumores apontavam que a montadora chinesa BYD, uma das líderes mundiais na fabricação de carros e ônibus elétricos, estava interessada na unidade baiana.

No sábado (25/2), o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, também informou na rede oficial que o governo afirmou estar negociando a reabertura da planta.

Tags

Autor