ATROPELAMENTO

CICLISTA morre atropelado ao ‘pegar carona’ em BRT

Prática é comum nos corredores de BRT (Bus Rapid Transit)

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 06/03/2023 às 14:53 | Atualizado em 06/03/2023 às 14:55
Notícia
X

Um ciclista de apenas 16 anos morreu atropelado por um ônibus biarticulado na noite deste domingo (5/3), ao ‘pegar carona' em um ônibus BRT biarticulado do sistema de transporte público de Curitiba, no Paraná.

O adolescente andava de bicicleta na canaleta exclusiva ao transporte público no momento do atropelamento, segundo informações da Polícia Militar. O caso, inclusive, aconteceu na canaleta da Avenida Sete de Setembro, uma das principais vias do transporte coletivo da capital paranaense.

O ciclista estaria, segundo informações da Urbs (Urbanização de Curitiba), responsável pelo transporte público de Curitiba, com um grupo que subiu na traseira do coletivo biarticulado, de forma clandestina.

No Sul do País, a prática é chamada de ‘pegar rabeira” no ônibus. E, além de perigosa, é proibida. O adolescente se desequilibrou e caiu, sendo atropelado pelo motorista do BRT, que não percebeu a presença do grupo. O motorista não percebeu a presença dos jovens, e o rodado do coletivo passou sobre um dos adolescentes que se desequilibrou e caiu.

Um veículo BRT articulado mede, aproximadamente, 28 metros. O jovem morreu antes mesmo de ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) chegar.

DIVULGAÇÃO
O uso dos corredores exclusivos do BRT por ciclistas é comum na capital e um problema para os operadores de transporte público - DIVULGAÇÃO

O uso dos corredores exclusivos do BRT por ciclistas é comum na capital e um problema para os operadores de transporte público. A sinalização vertical ostensiva proibindo o uso das canaletas por ciclistas é um retrato dessa preocupação.

Tags

Autor