ELEIÇÕES 2022 - DESAFIOS

Resgate do BRT é obrigação moral do futuro governador com o passageiro

Sistema nunca alcançou a demanda de passageiros previstae já caiu no descrédito entre os usuários, que não conseguem distingui-lo de um serviço de ônibus comum

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 23/08/2022 às 8:00 | Atualizado em 26/08/2022 às 13:05
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Oito anos depois, o projeto segue incompleto e custando caro para o passageiro e o Estado - FOTO: BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
Leitura:

O resgate do Sistema BRT da Região Metropolitana do Recife, batizado de Via Livre, é uma obrigação moral para o futuro governador de Pernambuco. Oito anos depois, o projeto segue incompleto e custando caro para o passageiro e o Estado.

Nunca alcançou a demanda de passageiros prevista de 300 mil passageiros por dia - são menos de 200 mil - e já caiu no descrédito entre os usuários, que não conseguem distingui-lo de um serviço de ônibus comum. Ao contrário, em algumas áreas da RMR, o sistema comum é melhor do que o de BRT.

“Infelizmente, essa é a realidade. Adorava usar o BRT. Ainda lembro quando o sistema entrou em operação, em 2014, para a Copa do Mundo. Os veículos novos, bem refrigerados e extremamente confortáveis. As estações de embarque e desembarque também. Novas, bem cuidadas e modernas”, relembra o servidor público Marcelo Dantas. 

CONFIRA OUTROS DESAFIOS:

BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
As paradas de ônibus do BRT, na PE-15, em Olinda, estão sem nenhuma manutenção, após serem abandonadas pelo poder público, com seguidos casos de depredação e roubos. - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
O corredor leste-oeste do ônibus BRT, está funcionando de forma regular, mesmo com alguns problemas e falta de manutenção. - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Depredação da Estação de BRT Kennedy, em Olinda. - DAY SANTOS/JC IMAGEM
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Ainda não foi divulgada uma data precisa para o início da reinstalação dos equipamentos de ar-condicionado - roubados e sucateados antes e durante a pandemia de covid-19 -, mas a licitação pública para a substituição foi concluída nesta terça-feira (5/7) - DAY SANTOS/JC IMAGEM
FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
Segundo o TCE, Pernambuco tem mais de 1700 obras paralisadas e inacabadas, como o Canal do Fragoso em Olinda e os corredores Norte-Sul e Leste-Oeste dos BRTs. - FILIPE JORDÃO/JC IMAGEM
BOBBY FABISAK/JC IMAGEM
As paradas de ônibus do BRT Norte-Sul, na PE-15, em Olinda, estão sem nenhuma manutenção, após serem abandonadas pelo poder público, com seguidos casos de depredação e roubos. - BOBBY FABISAK/JC IMAGEM

“Mas tudo isso ficou no passado. Hoje é tudo diferente. Só vemos destruição. O governo do Estado abandonou o BRT. Como cidadão, duvido que o futuro governador consiga resgatá-lo”, lamenta o passageiro, que todos os dias chega ao Recife usando o Corredor Norte-Sul, o mais destruído dos dois em operação, que tem 33 quilômetros e conecta a capital ao município de Igarassu, na área norte da RMR.

ARTES JC
Os principais desafios do futuro governador - ARTES JC

CANIBALIZAÇÃO DO BRT

Sem exageros, podemos dizer que o BRT pernambucano está destruído. Que os R$ 300 milhões gastos no passado para implantar o sistema no Grande Recife foram quase desperdiçados. Se já era difícil convencer a população de que o modelo seria algo além do ônibus comum no auge do sistema, em 2014 e 2015, agora é algo impossível.

MAIS DESAFIOS:

DAY SANTOS/JC IMAGEM
CCO - Terminais integrados - DAY SANTOS/JC IMAGEM
DAY SANTOS/JC IMAGEM
Monitoramento é 24h e em tempo real. Quem invadir ou vandalizar provocará o disparo de um alarme. Intenção é constranger vândalos - DAY SANTOS/JC IMAGEM

A descaracterização do sistema, os arremedos na tentativa de reduzir custos e o abandono das estações destruíram qualquer perspectiva para o usuário. O Norte-Sul, inclusive, está praticamente parado até agora.

CONFIRA a situação de degradação do BRT pernambucano na série A morte do BRT

ARTES JC
Os principais desafios do futuro governador - ARTES JC

 

Comentários

Últimas notícias