TRANSPORTE PÚBLICO

ÔNIBUS: cartão VEM IDOSO volta a ser emitido no GRANDE RECIFE

Cartão VEM Idoso foi suspenso ainda em 2020 devido à pandemia de covid-19

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 27/03/2023 às 11:22 | Atualizado em 27/03/2023 às 11:29
DIVULGAÇÃO
Cartão VEM Idoso voltou a ser emitido no Grande Recife - FOTO: DIVULGAÇÃO

Depois de ser suspenso logo no começo da pandemia de covid-19, como uma das primeiras restrições sanitárias para conter a propagação do coronavírus, o cartão VEM Idoso voltou a ser emitido em Pernambuco.

O cartão é uma opção - que, mais cedo ou mais tarde deverá virar obrigatória - para a gratuidade dos idosos nos ônibus da Região Metropolitana do Recife. Com ele, os maiores de 65 anos (vale lembrar que em Pernambuco a gratuidade não é válida a partir dos 60 anos, como em algumas cidades) não precisam ficar espremidos na parte dianteira dos coletivos ou pedir para entrar pela porta traseira.

A suspensão da emissão do VEM Idoso foi compreendida no começo e durante toda a pandemia. Mas a demora do governo de Pernambuco em retomar o processo - acredita-se que devido aos cuidados com a pandemia -, já vinha incomodando muitos usuários.

Não é à toa que 37% dos cartões foram emitidos desde a retomada, que aconteceu no fim de 2022, mas com uma divulgação discreta. Até 2020 tinham sido emitidos 34.185 cartões. Atualmente, são 54.465 cartões VEM Idoso emitidos.

Os números são da Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco), que operacionaliza a venda de créditos eletrônicos na RMR.

Com o avanço da vacinação e o retorno das atividades, teria sido possível voltar a emitir os cartões. A emissão também é fundamental para quantificar os idosos no sistema. Lembrando que, no fim de 2022, o governo de Pernambuco recebeu R$ 92,4 milhões do chamado Auxílio Transporte Público, a ajuda federal para cobrir a gratuidade dos idosos nos ônibus, metrôs e trens do País.

O VEM Idoso começou a ser emitido no Grande Recife em janeiro de 2020, depois de muita espera, sendo suspenso três meses depois.

COMO EMITIR O CARTÃO VEM IDOSO

DAY SANTOS/JC IMAGEM
O cartão é uma opção - que, mais cedo ou mais tarde deverá virar obrigatória - para a gratuidade dos idosos nos ônibus. Com ele, não é necessário ficar espremido na parte dianteira dos coletivos ou pedir para entrar pela porta traseira - DAY SANTOS/JC IMAGEM

Para emitir o VEM Idoso, basta acessar o aplicativo ou site VEM Posto Virtual (vempostovirtual.vemgranderecife.com.br).

AUXÍLIO TRANSPORTE PÚBLICO: PERNAMBUCO decide QUEM terá direito a receber os R$ 92,4 milhões de ajuda. Confira

A solicitação do cartão e a validação da documentação será feita exclusivamente através do VEM Posto Virtual.
Após a conclusão do pedido, o usuário poderá agendar uma data para retirada do cartão no Posto VEM, na Rua das Ninfas 278, no bairro da Boa Vista, Centro do Recife.

CONFIRA as reportagens sobre A DURA VIDA DOS MOTORISTAS DE ÔNIBUS

ÔNIBUS: MOTORISTAS vivem difícil rotina de dirigir, passar troco e conviver com assaltos e agressões nos ÔNIBUS

ÔNIBUS: MOTORISTAS relatam rotina dura e que ficou ainda pior com a saída dos COBRADORES, as INVASÕES e o SURF nos ÔNIBUS

ÔNIBUS: MOTORISTAS pedem a volta dos COBRADORES em APENAS algumas linhas de ÔNIBUS

ÔNIBUS: retirada dos COBRADORES é caminho sem volta. Mas GOVERNO DE PERNAMBUCO promete moralizar TRANSPORTE PÚBLICO

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS VEM IDOSO

- Documento com foto (RG ou CNH)
- CPF
- Foto (dos ombros à cabeça, com fundo branco)

REGRAS PARA USO DO VEM IDOSO

O VEM Idoso pode ser utilizado em qualquer linha de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STTP/RMR).

A EXCEÇÃO são as linhas Opcionais.

Idosos com o cartão VEM Idoso podem passar pela catraca e escolher onde desejam sentar.

ATENÇÃO: todos os assentos dos ônibus são prioritários para idosos, gestantes, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e pessoas com crianças de colo.

Usando o VEM Idoso, o passageiro tem mais comodidade e dá agilidade à operação. E, principalmente, contribui com informações valiosas para o dimensionamento das linhas.

Comentários

Últimas notícias