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Governo federal vai reassumir gestão da BR-232 e promete investir R$ 300 milhões na rodovia. Entenda

Ministro dos Transportes diz que restauração entre Recife e Caruaru será feita pela União

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Roberta Soares

Publicado em 19/05/2023 às 14:30 | Atualizado em 19/05/2023 às 14:34
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O governo federal vai retomar a gestão da rodovia BR-232, nos 130 quilômetros duplicados entre o Recife e Caruaru, no Agreste pernambucano, e investirá R$ 300 milhões para restaurar o trecho.

A garantia foi dada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em visita ao Estado nesta sexta-feira (19/5), quando anunciou a retomada e o início de projetos fundamentais para o desenvolvimento econômico e a mobilidade urbana de Pernambuco, que vão totalizar, em um ano, a quantia de R$ 1 bilhão.

A rodovia BR-232 encontra-se degradada e está sob controle do governo de Pernambuco desde 2000, quando a duplicação foi iniciada com recursos da venda da antiga Celpe.

LEIA REPORTAGEM completa sobre a situação da BR-232 

GOVERNO DE PERNAMBUCO PEDIU PARA DEVOLVER A RODOVIA

Pelo convênio firmado na época, o Estado deveria responder pela rodovia até 2027, mas, segundo o ministro, a deterioração do trecho foi tão grande que a gestão estadual está pedindo para devolvê-la.

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BR-232 virou uma estrada remendada e, por isso, perigosa diante da velocidade desenvolvida pelos veículos. Lembra uma ‘montanha-russa’. Especialmente no sentido Recife-Interior, as pistas em concreto predominam - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

“O governo federal voltará a assumir a BR-232, atendendo a pedido do governo de Pernambuco. Estamos apenas fazendo arrumações administrativas porque o TCU (Tribunal de Contas da União) fez ponderações porque ela não recebeu a devida manutenção nesses últimos anos. E, ao recebê-la, o governo federal terá que investir R$ 300 milhões para deixá-la em melhores condições de tráfego”, explicou Renan Filho.

PROMESSA DE DUPLICAÇÃO DA BR-232 ATÉ ARCOVERDE

O ministro também afirmou que o governo federal está analisando a duplicação da BR-232 entre São Caetano, no Agreste, e Arcoverde, na entrada do sertão pernambucano, projeto sonhado pelos pernambucanos há muitos anos. “Sabemos da importância dele para aproximar as regiões”, disse.

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Nova gestão do governo do Estado tem feito a contenção de barreiras às margens da BR-232. Mas rodovia tem o pavimento comprometido em quase todos os 130 km entre Recife e Caruaru - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
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Embora a BR-232 não tenha mais buracos, as sinalizações horizontais (nas pistas) e verticais (placas) inexistem. E o que ainda restou, está velho e apagado. Por isso, a BR-232 deve ser evitada à noite, principalmente pelos condutores que não dominam a rodovia ou que não têm experiência com o tráfego noturno - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

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