TRANSPORTE POR APLICATIVO

UBER COM AR E SEM AR: veja o que a UBER e a 99 dizem sobre a prática de desligar o ar-condicionado

A pandemia de covid-19 forçou o desligamento da refrigeração por determinação sanitária e muitos motoristas parceiros foram incorporando o hábito

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Roberta Soares

Publicado em 14/06/2023 às 16:16 | Atualizado em 14/06/2023 às 16:22
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As principais plataformas de transporte de passageiros por aplicativo - Uber e 99 - se posicionaram sobre a prática de muitos motoristas parceiros de dligar o ar-condicionado dos veículos como forma de driblar os altos descontos das corridas e, assim, obter mais lucro.

O posicionamento das gigantes da mobilidade urbana, entretanto, não é claro e transfere o problema literalmente para motoristas e passageiros. Em notas oficiais, as plataformas admitem que o ar-condicionado é item obrigatório para cadastro dos veículos nos apps, mas dizem que o uso deve ser negociado.

Ao mesmo tempo, deixam claro que o passageiro pode, sim, cancelar a corrida caso o motorista não queira ligar a refrigeração.

A pandemia de covid-19 forçou o desligamento da refrigeração por determinação sanitária e muitos motoristas parceiros foram incorporando o hábito. Com a crise econômica - refletida na decadência do serviço de transporte por aplicativo no País, com carros velhos e a explosão do uso da motocicleta, como Uber e 99 Moto -, a categoria Uber e 99 Sem Ar-condicionado foi oficializada.

Não são todos os motoristas - é preciso ressaltar que muitos usam a refrigeração também pelo bem-estar e higiene pessoais -, mas está sendo cada vez mais comum o serviço ser prestado por motoristas que se negam a ligar o ar-condicionado quando estão com passageiros.

O argumento de sempre é: garantia de refrigeração só pedindo Uber Comfort ou 99 Comfort. Nas outras categorias não. O ar-condicionado só é ligado se o motorista-parceiro quiser.

VEJA O QUE DIZEM AS PLATAFORMAS UBER E 99 SOBRE O DESLIGAMENTO DO AR-CONDICIONADO

Plataforma Uber:

“O ar-condicionado faz parte dos requisitos para o cadastro de automóveis na plataforma, em todas as modalidades. Entretanto, não existe obrigatoriedade nem proibição, por parte da Uber, de seu uso durante as viagens”, afirma, por nota, a Uber.

UBER SEM AR CONDICIONADO é PERMITIDO? O QUE DIZ A UBER E 99

“A temperatura do veículo, assim como outros aspectos como rádio/música, fazem parte das preferências de viagem que podem ser combinadas mutuamente entre o motorista parceiro e o usuário para uma viagem confortável para todos”, segue.

“Tanto o parceiro quanto o usuário podem cancelar a viagem caso não se sintam confortáveis com alguma situação, e também contamos com o sistema de avaliação mútua em que a experiência ao final de cada viagem pode ser avaliada tanto pelo motorista como pelo usuário, com o objetivo de tornar as viagens cada vez melhores para toda a comunidade”.

E faz referência à origem da prática de desligar o ar: “Durante o período mais crítico da pandemia de Covid-19, especificamente, a Uber implementou uma política de segurança, baseada nas orientações da Organização Mundial da Saúde, que recomenda a abertura das janelas do carro para melhor ventilação durante as viagens”, finaliza.

 

MARCELO APRÍGIO/JC

As plataformas também deixam claro que o passageiro pode, sim, cancelar a corrida caso o motorista não queira ligar a refrigeração - MARCELO APRÍGIO/JC

Plataforma 99:

A 99 foi na mesma linha, afirmando que o ar-condicionado voltou a poder ser utilizado nas viagens, mas que o uso deve ser acertado entre motoristas e passageiros:

“A 99 informa que segue todas as determinações das autoridades brasileiras voltadas para o transporte individual privado por aplicativo. Portanto, desde a publicação da resolução que revogou a obrigação do uso das janelas abertas, o ar-condicionado pode ser utilizado nas corridas”.

A companhia ressalta que segurança é uma prioridade e que segue investindo em ações contra a Covid-19, orientando passageiros e motoristas a adotarem medidas de proteção.

A utilização ou não do ar-condicionado deve ser combinada entre motorista parceiro e passageiro para que a viagem ocorra de forma confortável para ambos. A empresa reforça que o bom senso, respeito, empatia e gentileza são fundamentais para que a experiência do passageiro e do motorista parceiro seja a melhor possível.

Após a viagem, tanto os condutores quanto passageiros são incentivados a avaliar suas corridas, podendo registrar eventuais ocorrências. Mais orientações estão disponíveis no Guia da Comunidade 99”.

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