METRÔ DO RECIFE

Explosão no metrô: rede aérea do Metrô do Recife explode e assusta passageiros. Veja vídeo

Causas das explosões ainda não foram explicadas, mas o Metrô do Recife sofre com sucateamento e um déficit de custeio de R$ 300 milhões por ano

Roberta Soares
Cadastrado por
Roberta Soares
Publicado em 20/06/2023 às 11:45 | Atualizado em 20/06/2023 às 17:24
GUGA MATOS/JC IMAGEM
Explosões na rede aérea do Metrô do Recife aconteceram na manhã desta terça-feira (20/6) - FOTO: GUGA MATOS/JC IMAGEM

A rede aérea do Metrô do Recife, sistema que atende à Região Metropolitana e que sofre com o sucateamento e déficit de custeio de R$ 300 milhões por ano, explodiu na manhã desta terça-feira (20/6). As explosões teriam começado na Estação Afogados, na Zona Oeste da capital e que faz parte da Linha Centro, a mais movimentada do sistema metroferroviário.

Segundo funcionários do metrô, vários cabos romperam ao mesmo tempo, provocando explosões e deixando em pânico passageiros que estavam na estação. No vídeo é possível ver usuários correndo e gritando, enquanto as explosões se repetem.

As explosões foram tão fortes que muitas pessoas chegaram a pensar que estava acontecendo um tiroteio no sistema. A queda da rede aérea aconteceu nas Estações Joana Bezerra, Afogados e Ipiranga.

LINHA CENTRO TEM OPERAÇÃO SUSPENSA

O episódio, único na história do Metrô do Recife, provocou a suspensão da operação de toda a Linha Centro. Todas as estações estão fechadas no momento. E, segundo as primeiras informações, o rompimento se deu em várias estações do metrô.

Segundo a Companhia, ainda é cedo para apontar quais as causas das explosões e se elas foram a razão dos problemas ou a consequência. Os problemas foram verificados nas Estações Afogados, Joana Bezerra e Ipiranga, com repercussão na alimentação de toda a Linha Centro.

A Linha Sul, entretanto, não foi afetada porque opera em outra rede aérea e férrea. A operação segue normal entre as Estações Recife e Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes.

Confira a nota oficial da CBTU Recife:

"A CBTU Recife informa que a Linha Centro do Metrô do Recife se encontra com todas as suas estações fechadas no final da manhã de hoje, 20, devido à queda de fiação da rede aérea em dois pontos da via. Equipes de manutenção estão se deslocando para os locais em questão. Mais informações serão repassadas após inspeção".

PASSAGEIROS EM PÂNICO COM EXPLOSÕES NO METRÔ DO RECIFE

DIVULGAÇÃO

Explosões na rede aérea do Metrô do Recife aconteceram na manhã desta terça-feira (20/6) - DIVULGAÇÃO

Além do susto com as explosões, passageiros que estavam nos trens sofreram com a interrupção da operação. Muitos, inclusive, ficaram presos nas composições, no calor e sem informação por alguns minutos, até que o Centro de Controle Operacional (CCO) do metrô percebesse o que acontecia e autorizasse a abertura das portas pelos maquinistas.

“Foi desesperador. Teve gente que desmaiou de susto ao ouvir as explosões. E outros sofreram com o calor nos trens, que são completamente fechados e ficam insuportáveis sem a refrigeração”, contou o universitário Paulo Henrique Silva, que seguia de Tejipió para o Centro do Recife.

REFORÇO NOS ÔNIBUS APÓS EXPLOSÕES NO METRÔ DO RECIFE

O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) informou que, devido à paralisação da Linha Centro do Metrô do Recife, iniciou um plano de contingência com a ativação das linhas especiais TI Jaboatão/TI Barro, TI Joana/TI Afogados/TI Barro e TI Camaragibe/TI TIP. E que equipes estão monitorando a operação para possíveis ajustes na circulação dos ônibus.

 

DIVULGAÇÃO
Rede aérea do Metrô do Recife explode - FOTO:DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Rede aérea do Metrô do Recife explode - FOTO:DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Rede aérea do Metrô do Recife explode - FOTO:DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Rede aérea do Metrô do Recife explode - FOTO:DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Passageiros caminhando na linha férrea depois que rede aérea do Metrô do Recife explode - FOTO:DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO
Explosões na rede aérea do Metrô do Recife aconteceram na manhã desta terça-feira (20/6) - FOTO:DIVULGAÇÃO

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias