METRÔ DO RECIFE

EXPLOSÃO NO METRÔ: depois de EXPLOSÕES na rede aérea, METRÔ DO RECIFE tem previsão para voltar a funcionar

Explosões suspenderam toda a operação da Linha Centro do metrô, a mais movimentada do sistema. Passageiros ficaram em pânico

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 20/06/2023 às 18:07 | Atualizado em 20/06/2023 às 18:18
Notícia
X

Os danos provocados pelas explosões registradas na rede aérea do Metrô do Recife foram, como esperado, enormes. É tanto que a previsão da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) é de que a operação da Linha Centro só seja retomada na manhã desta quarta-feira (21).

Segundo a CBTU, a expectativa é de que a operação volte até às 9h. A Linha Centro é a mais movimentada do sistema metroferroviário que atende a Região Metropolitana do Recife, respondendo por 80% da demanda de 200 mil passageiros. 

Nesta terça-feira (20), ainda no fim da manhã, a rede aérea do Metrô do Recife explodiu, num episódio único na história do sistema pernambucano. As explosões teriam começado na Estação Afogados, na Zona Oeste da capital, e provocado a queda da rede aérea também nas Estações Joana Bezerra e Ipiranga.

As explosões estão sendo associadas, mesmo que extraoficialmente, ao sucateamento enfrentado pelo sistema nos últimos anos. Para se ter ideia, somente o déficit de custeio do metrô é de R$ 300 milhões por ano. E, nos últimos cinco/seis anos, não houve investimentos.

EXPLOSÕES FORAM TÃO FORTES QUE PARECIAM TIROTEO

Segundo funcionários do metrô, vários cabos romperam ao mesmo tempo, provocando explosões e deixando em pânico passageiros que estavam na estação. No vídeo é possível ver usuários correndo e gritando, enquanto as explosões se repetem. As explosões foram tão fortes que muitas pessoas chegaram a pensar que estava acontecendo um tiroteio no sistema.

CAUSAS AINDA NÃO FORAM INFORMADAS

Segundo a CBTU, ainda é cedo para apontar quais as causas das explosões na rede aérea e se elas foram a razão dos problemas ou a consequência. A Linha Sul, entretanto, não foi afetada porque opera em outra rede aérea e férrea. A operação segue normal entre as Estações Recife e Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes.

EXPLOSÃO NO METRÔ: RAQUEL LYRA é criticada por inércia do GOVERNO DE PERNAMBUCO após EXPLOSÕES no METRÔ DO RECIFE

Confira a nota oficial atualizada da CBTU Recife: 

"A CBTU Recife informa que, na manhã desta terça-feira(20), assim que o sistema detectou uma queda de fiação na rede aérea entre as estações Mangueira e Joana Bezerra da linha centro, as equipes de manutenção foram acionadas imediatamente e seguem atuando de forma ininterrupta para o pleno restabelecimento dos serviços, o que tem previsão para acontecer até às 09h00 da manhã da quarta-feira(21).

As causas do incidente estão sendo apuradas pelo corpo técnico da CBTU e vão ser analisadas pela Comissão Permanente de Acidentes de Tráfego - CPAT, que tem até 60 dias para concluir os trabalhos.

A linha Sul segue operando normalmente".

PASSAGEIROS EM PÂNICO COM EXPLOSÕES NO METRÔ DO RECIFE

DIVULGAÇÃO

Passageiros caminhando na linha férrea depois que rede aérea do Metrô do Recife explode - DIVULGAÇÃO

Além do susto com as explosões, passageiros que estavam nos trens sofreram com a interrupção da operação. Muitos, inclusive, ficaram presos nas composições, no calor e sem informação por alguns minutos, até que o Centro de Controle Operacional (CCO) do metrô percebesse o que acontecia e autorizasse a abertura das portas pelos maquinistas.

“Foi desesperador. Teve gente que desmaiou de susto ao ouvir as explosões. E outros sofreram com o calor nos trens, que são completamente fechados e ficam insuportáveis sem a refrigeração”, contou o universitário Paulo Henrique Silva, que seguia de Tejipió para o Centro do Recife.

REFORÇO NOS ÔNIBUS APÓS EXPLOSÕES NO METRÔ DO RECIFE

O Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM) informou que, devido à paralisação da Linha Centro do Metrô do Recife, iniciou um plano de contingência com a ativação das linhas especiais TI Jaboatão/TI Barro, TI Joana/TI Afogados/TI Barro e TI Camaragibe/TI TIP. E que equipes estão monitorando a operação para possíveis ajustes na circulação dos ônibus.

Tags

Autor