GREVE DOS METROVIÁRIOS

Greve do Metrô do Recife: metroviários decidem por paralisação de 24h. Saiba se tem metrô hoje

Segundo o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (SindMetro), no dia 4 de julho a categoria já havia aprovados a prorrogação do Estado de Greve

Lucas Moraes
Cadastrado por
Lucas Moraes
Publicado em 12/07/2023 às 20:55 | Atualizado em 12/07/2023 às 22:56
Welington Lima / Tv Jornal
Metrô do Recife irá paralisar as atividades por 24h, contra plano de privatização - FOTO: Welington Lima / Tv Jornal

Reunidos em assembleia na noite desta quarta-feira (12), no bairro de São José, Centro do Recife, os metroviários decidiram pela decretação de paralisação no Metrô. O movimento paredista irá suspender as atividades das linhas Centro e Sul, das 22h da quarta até as 22h desta quinta-feira (13). 

A categoria estava em Estado de Greve desde o fim do mês de abril, como forma de pressionar o governo federal a retirar a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND).

Segundo o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (SindMetro), no dia 4 de julho a categoria aprovou a prorrogação do Estado de Greve e a votação pela paralisação das atividades, após mesas de negociação realizadas no início desta semana. 

“Essa direção desde o primeiro momento até agora, essa diretoria busca o diálogo como o principal ponto de negociações. Mas, infelizmente, assim como o governo anterior, esse novo governo continua com o desejo de privatizar o sistema e diremos não. Não a privatização e sim a um metrô federal estatal e de qualidade”, disse o presidente do Sindmetro-PE, Luiz Soares. 

As pressões foram intensificadas após uma série de fatores que não foram atendidas pela categoria, como: a retirada da CBTU do Programa Nacional de Desestatização (PND), os repasses necessários para o Plano de Restruturação do Metrô do Recife e a aprovação das pautas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT).

REFORÇO NOS ÔNIBUS

O Grande Recife executa, na manhã desta quinta-feira, um Plano de Contingência para minimizar os impactos da paralisação das linhas Centro e Sul do Metrô. A operação envolve a ativação de três linhas especiais, além do reforço, a alteração e o prolongamento no itinerário de outras que devem seguir viagem até o Centro da Capital.

O Consórcio pede a compreensão e a colaboração do usuário devido a um possível aumento de demanda nestas linhas, pois a capacidade de transporte de uma composição do metrô é bem maior que a do ônibus. Agentes do órgão estarão nas ruas acompanhando todo o Plano de Contingência e fazendo os devidos ajustes na operação.

Serão ativadas as linhas especiais 238 – TI Jaboatão/TI Barro, 2481 – TI Camaragibe/TI TIP e 858 – TI Joana Bezerra/TI Afogados/TI Barro fazendo as ligações entre estes terminais. Confira, abaixo, as linhas que terão reforço na frota ou nas viagens para auxiliar nos deslocamentos dos passageiros:

200 – TI Jaboatão (Parador)
346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
232 – Cavaleiro
243 – Vila Dois Carneiros
2450 – TI Camaragibe (Conde da Boa Vista)
2480 – TI Camaragibe/Derby
166 – TI Cajueiro Seco (Rua do Sol)
185 – TI Cabo
026 – TI Aeroporto/TI Joana Bezerra
115 – TI Aeroporto/TI Afogados
023 – TI Aeroporto/TI Tancredo Neves
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
181 – Cabo (Cohab)/TI Cajueiro Seco
140 – TI Cajueiro Seco/Shopping
4123 – Três Carneiros Baixo (Cais de Santa Rita)
4133 – Três Carneiros (Cais de Santa Rita)
4137 – UR-11 (Cais de Santa Rita)
370 – TI TIP/TI Aeroporto

Em caso de dúvidas, sugestões e reclamações, o usuário pode entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio, das 07h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, e o WhatsApp (99488.3999), das 05h30 às 21h30, para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos.

ASSISTA: Metroviários decidem permanência de Estado de Greve com nova Assembleia 

Edição do Jornal

img-1 img-2

Confira a Edição completa do Jornal de hoje em apenas um clique

Últimas notícias