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RODOVIAS: governo de Pernambuco vai investir R$ 1,5 bilhão em rodovias. R$ 600 milhões já estão no Estado

Relação das rodovias que devem ser beneficiadas já está com a governador Raquel Lyra para decisão

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 18/07/2023 às 11:11 | Atualizado em 18/07/2023 às 11:15
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Estradas de Pernambuco vão receber R$ 1,5 bilhão em 2023, recursos de financiamentos assumidos pelo Estado - FOTO: BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

A malha rodoviária de Pernambuco, que tem 70% dos sete mil quilômetros de extensão com problemas, vai receber investimentos estaduais no valor de R$ 1,5 bilhão nos próximos meses. Desse total, R$ 600 milhões já estão nos cofres do Estado.

Os recursos fazem parte dos dois financiamentos que a governadora Raquel Lyra (PSDB) conseguiu viabilizar junto ao governo federal logo no início da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) - e que foram pavimentados tecnicamente pela administração do ex-governador Paulo Câmara (PSB), é importante ressaltar.

São R$ 900 milhões obtidos numa operação de crédito do governo de Pernambuco junto ao Banco do Brasil, autorizado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), para serem usados exclusivamente nas rodovias estaduais (PEs). E R$ 600 milhões do R$ 1,7 bilhão do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), programa da Caixa Econômica Federal (CEF).

“Já estão nos cofres do Estado R$ 600 milhões dos R$ 900 milhões da operação com o BB. E são recursos que serão utilizados totalmente na recuperação das nossa estradas”, afirmou a governadora Raquel Lyra nesta segunda-feira (17), durante lançamento do Programa de Distribuição Gratuita de Absorventes Higiênicos, no Palácio do Campo das Princesas.

RODOVIAS QUE SERÃO BENEFICIADAS COM OS RECURSOS

A relação dos principais projetos de recuperação e implantação de rodovias já está no Palácio do Campo das Princesas e a decisão será da governadora, a partir de entendimentos com a Secretária de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag) e a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade (Semobi).

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Em junho, a governadora Raquel Lyra anunciou que as rodovias estaduais de Pernambuco iriam receber um investimento de R$ 900 milhões nos próximos meses. E, do 1,7 bilhão com a CEF, mais R$ 600 milhões - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Mas ainda não há previsão de quando a relação oficial das estradas beneficiadas será divulgada.

A maioria são obras já em andamento e que precisam de continuidade. Entre as prioridades, a requalificação da rodovia PE-15, no Grande Recife, que está em andamento; a manutenção básica da BR-232, entre Recife e Caruaru, no Agreste do Estado; a recuperação da PE-60, principal rodovia de acesso ao Litoral Sul de Pernambuco e que está destruída; além do projeto de duplicação da BR-232 entre São Caetano e Serra Talhada e, posteriormente, até Arcoverde, no Sertão; e o Lote 2, o menos polêmico do Arco Metropolitano, que compreende 27 km ligando o Cabo de Santo Agostinho à BR-232 e, de lá, até a BR-408, na altura do município de e Paudalho.

Problemas nas BRs 232 e 104 geram preocupação para condutores

Somando o contrato do BB de R$ 900 milhões com o empréstimo da CEF de R$ 1,7 bilhão, a gestão Raquel Lyra já garantiu R$ 2,6 bilhões em operações de crédito contratadas para investimentos. Como divulgado pela própria governadora, o valor é superior à soma de todas as operações de crédito assinadas pelo governo de Pernambuco de 2014 a 2022 (R$ 2,3 bilhões).

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Fazendo o recorte do Nordeste, as estradas de Pernambuco apareceram na Pesquisa CNT como as que mais tiveram a pior classificação. Das 21 rodovias avaliadas como péssimas no País, nove estão no Nordeste. E dessas, quatro estão em Pernambuco - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

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