FERROVIAS: Brasil tem 10 mil quilômetros de ferrovias ociosas
Apesar do dado assustador e que demonstra um retrocesso econômico, o Congresso Nacional está há um ano e meio sem votar os vetos do ex-presidente Jair Bolsonaro ao novo marco legal das ferrovias
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também
diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do
jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige
técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados.
Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um
fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um
determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens
que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e
respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do
entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções
artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
A dívida do Brasil com o transporte ferroviário - seja de passageiros ou cargas - é gigante. Segundo dados do Ministério dos Transportes, o País chegou ao absurdo de ter 10 mil quilômetros de ferrovias ociosas ou subutilizadas.
Esse número equivale a um terço da malha ferroviária brasileira, que totaliza 30 mil quilômetros. Além da falta de investimento público, as estradas de ferro não receberam melhorias nos últimos anos e algumas têm mais de um século de construção.
Apesar do dado assustador e que demonstra um retrocesso econômico, o Congresso Nacional está há um ano e meio sem votar os vetos do ex-presidente Jair Bolsonaro ao novo Marco Legal das Ferrovias.
Bolsonaro sancionou a lei com 38 vetos ainda em dezembro de 2021. Desde então, a análise dos parlamentares emperrou.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, colocou no plano de 100 dias da pasta revisar o marco regulatório, o que ainda não aconteceu. Na avaliação de Renan Filho, o modelo atual não tem atraído investimentos privados, o que dificulta o avanço.
ENTENDA O NOVO MARCO LEGAL DAS FERROVIAS
O novo Marco Legal das Ferrovias, previsto na Medida Provisória 1.065/2021 assinada pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, no fim de agosto, cria condições para aumentar os investimentos privados no setor ferroviário.
Na teoria, a medida iria reduzir a burocracia para a construção de novas ferrovias e inovaria no aproveitamento de trechos ociosos e na prestação do serviço de transporte de passageiros ferroviário.
Entre as mudanças previstas no texto está a permissão da construção de novas ferrovias por autorização, semelhante ao que já ocorre na exploração de infraestrutura em setores como telecomunicações, energia elétrica, portuário e aeroportuário.
Jornalista setorizada em mobilidade urbana há 18 anos. Com 26 anos de redação, cobriu por quase dez anos o setor de segurança pública, atuando também nas editorias de Política, Brasil e Internacional.
Localidade:RecifeTelefone:8199537000Cargo:repórter sênior e colunistaCursoCurso de Fiscalização do Dinheiro Público Ministrado pelo Knight Center, 2020
Curso de Desenvolvimento Urbano para Jornalistas Ministrado pela Abraji e Instituto Linconl – São Paulo, 2014
Curso de Webvídeos em dispositivos móveis Ministrado pelo Jornal do Commercio, 2015
Curso de Webjornalismo Ministrado pelo professor Fábio Guerra, da VídeoRepórte, Recife, 2013
Curso de WebJornalismo Ministrado pelo Grupo Garapa, São Paulo, em 2012