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Conheça o People Mover, que ligará o Aeroporto de Guarulhos ao sistema de transporte sobre trilhos de São Paulo

Apesar dos atrasos e dos erros anteriores ao projeto, que não chegava ao terminal de passageiros, a nova ligação muda a lógica ainda predominante no Brasil de subjugar o transporte público coletivo

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Roberta Soares

Publicado em 09/09/2021 às 18:40 | Atualizado em 09/09/2021 às 18:41
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Depois de muita espera e atropelos, finalmente o Aeroporto de Guarulhos - o maior do País e um dos principais do mundo - terá uma ligação direta com o sistema de transporte público sobre trilhos. Na quarta-feira (8/9), foi assinado o termo aditivo ao contrato de concessão do aeroporto, incluindo a obrigatoriedade de a concessionária GRU Airport construir e operar o Automated People Mover (APM).

A solução é 100% automatizada e vai conectar os terminais de passageiros do aeroporto à estação da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) - o trem metropolitano dos paulistanos. A iniciativa faz parte do Setembro Ferroviário, temporada de ações federais para incentivar o transporte por trilhos no País.

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People Mover que ligará a CPTM ao Aeroporto de Guarulhos - DIVULGAÇÃO

“Esse é o primeiro investimento obrigatório previsto em contrato de concessão no setor aeroportuário por meio de aditivo contratual. É um instrumento que possibilitará que parte da outorga que a concessionária do aeroporto pagaria à União seja usada na obra do People Mover, uma obra muito aguardada pela população”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Estão previstos R$ 271,7 milhões de investimentos no novo transporte, que busca solucionar um problema antigo: a deficiência no acesso do público aos terminais de passageiros de Guarulhos. Para quem não lembra, a ligação foi feita até próximo de Guarulhos, mas ficou a uma distância impraticável para ser percorrida a pé, o que gerou muitas críticas da população.

Atualmente, o acesso é feito por modal rodoviário, obrigando os usuários a se deslocarem da Estação Aeroporto da Linha 13-Jade, localizada no limite do sítio aeroportuário, até os terminais de passageiros de Guarulhos em ônibus oferecidos pela concessionária - e que têm intervalos longos. Além de arrastarem malas durante o deslocamento e da possibilidade de pegarem circulares cheios, os passageiros perdem tempo no trajeto: só para chegar ao terminal 2, o de maior movimento no aeroporto, a viagem chega a 10 minutos.

Segundo garante o Ministério da Infraestrutura, com o People Mover será realizada apenas uma baldeação e o passageiros será deixado na porta de cada um dos terminais de passageiros. Como o sistema tem capacidade para transportar 2 mil usuários por hora em cada direção, o tempo de viagem e de espera será de 6 minutos.

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EMISSÃO ZERO

Outra vantagem do People Mover é a emissão zero de poluentes. O modelo do novo transporte é baseado na tecnologia Aeromovel, similar à adotada com sucesso em aeroportos internacionais, como os de Atlanta, Chicago, Nova Iorque e San Francisco, nos Estados Unidos. Consiste em um meio de transporte automatizado em via elevada exclusiva e segregada, que usa propulsão pneumática, sem motores ou transmissão embarcados, resultando, assim, em baixo consumo energético e baixo custo construtivo por utilizar estruturas leves e esbeltas. Utiliza rodas e trilhos de aço, e sua propulsão pneumática é localizada fora dos veículos.

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Em Guarulhos, o sistema terá estações nos três terminais do aeroporto e junto à CPTM, onde conectará os passageiros com a linha 13 do trem. Com 2.731 metros de extensão, contará com três veículos para 200 usuários cada. Eles contam com espaço para acomodar bagagens, equipados com ar-condicionado, wi-fi, som ambiental e painel de informações conectado ao aeroporto. A previsão é que as obras comecem em janeiro de 2022 e durem 24 meses. Um pool de empresas assina o empreendimento, formando o Consórcio AEROGRU.

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