TRANSPORTE PÚBLICO

ÔNIBUS: BRT do Rio de Janeiro recebe investimentos de quase R$ 2 bilhões do governo federal para renovação e ampliação

Financiamento conta com recursos do FGTS pelo Programa Pró-Transporte e do Banco do Brasil

Roberta Soares
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Roberta Soares
Publicado em 10/08/2023 às 16:52 | Atualizado em 10/08/2023 às 16:55
Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação
Com os novos BRTs articulados, a expectativa é de que aconteça uma ampliação da demanda de passageiros anuais em 105% - FOTO: Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação

O Sistema de BRT do Rio de Janeiro, que chegou ao fundo do poço com denúncias de irregularidades e vive um processo de renovação, ganhou um reforço financeiro de peso nesta quinta-feira (10/8). E a ajuda veio do governo federal.

Estão sendo investidos quase R$ 2 bilhões, que possibilitarão a compra de 700 veículos, a requalificação do Corredor de BRT Transoeste e a construção de terminais e garagens públicas. Os investimentos foram adquiridos por meio de operações de crédito com o Banco do Brasil, no valor de R$ 1,2 bilhão, e com a Caixa Econômica Federal, de R$ 645,9 milhões.

A assinatura, inclusive, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que teve ao seu lado o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), e a presidente da Caixa, Maria Rita Serrano.

Somente com a Caixa Econômica Federal (CEF), a prefeitura do Rio de Janeiro assinou contrato de financiamento no valor de R$ 645,9 milhões para a compra de 270 BRTs novos e articulados para o sistema da cidade.

RECURSOS DO PROGRAMA PRÓ-TRANSPORTE

O financiamento, que conta com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), foi realizado pelo Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana do Ministério do Desenvolvimento Regional, o Pró-Transporte. Os novos veículos devem operar nos corredores BRT Transoeste e Transbrasil, abrangendo as Zonas Oeste e Norte da capital carioca.

A contrapartida da Prefeitura do Rio no contrato com a Caixa é de R$ 41 milhões.

“Em 2016, o sistema BRT tinha 400 ônibus. Em janeiro de 2021, estava com 120. O que está sendo feito aqui hoje é permitir que a prefeitura, com o financiamento do governo federal, resolva esse problema. Para que possamos comprar novos ônibus, recuperar o sistema e devolver a dignidade para a população de toda a cidade, mas especialmente da Zona Oeste”, afirmou Eduardo Paes.

EXPECTATIVA DE AUMENTO DA DEMANDA DO BRT

Com os novos BRTs articulados, a expectativa é de que aconteça uma ampliação da demanda de passageiros anuais em 105%. Passaria de 60,4 milhões para 85,2 milhões passageiros por ano já em 2024. Isso considerando os corredores já existentes e 38,5 milhões de passageiros-ano adicionais do corredor TransBrasil, que ainda está sendo finalizado depois de mais de cinco anos com as obras paradas.

Confira a série de reportagens A Morte do BRT

Ao todo, segundo informações do governo federal repassados pela Prefeitura do Rio, serão 123,7 milhões de passageiros por ano beneficiados com a nova frota de BRTs.

Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação
Novos BRTs do Rio de Janeiro - Prefeitura do Rio de Janeiro/Divulgação

A informação oficial é de que os veículos atenderão os padrões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE) P-7 e P-8, legislação similar à europeia Euro 5 e 6, estando de acordo com as normas internacionais sobre limites de emissão de gases poluentes veiculares.

Segundo o governo federal, a Caixa apresentou as melhores condições de mercado, com prazo de 108 meses, sendo 12 meses de carência e 96 de amortização.

MAIS RECURSOS, AGORA VIA BNDES

Por meio do BNDES, o governo federal ainda aportará R$ 702,7 milhões no projeto de mobilidade que pretende transformar Campo Grande, o bairro mais populoso do País, com mais de 400 mil habitantes e 10 mil hectares. Com a contrapartida da Prefeitura do Rio, o valor chegará a R$ 843 milhões.

ENTENDA O PRÓ-TRANSPORTE:

O programa Pró-Transporte é operado com recursos do FGTS e financia, seja no setor público ou no privado, a implantação de sistemas de infraestrutura de transporte, priorizando os meios de transporte público coletivos e os não motorizados.

ENTENDA o processo de mudança pela qual passa o BRT do Rio de Janeiro:

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A informação oficial é de que os veículos atenderão os padrões do Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) P-7 e P-8, legislação similar à europeia Euro 5 e 6, estando de acordo com as normas internacionais sobre limites de emissão de gases poluentes veiculares.

 

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