Metrô do Recife começa a aceitar pagamento da passagem com Pix
O projeto piloto teve início na estação Werneck (Linha Centro) e foi ampliado para as demais estações do sistema. A previsão é de que chegue a todas as estações do metrô nos próximos 30 dias
A passagem do Metrô do Recife já pode ser paga com PIX. O serviço estava em teste há mais de cem dias no sistema que atende diariamente a 200 mil passageiros da Região Metropolitana do Recife, mas não tinha sido divulgado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) no Recife.
Na verdade, o uso do PIX no Metrô do Recife funciona apenas para a venda da tarifa, sem liberar diretamente o acesso do passageiro nos bloqueios das estações - como pretende e promete realizar no futuro o Banco Central. Mas já é uma opção que facilita a vida dos usuários.
Segundo a CBTU Recife, o projeto piloto teve início na estação Werneck (Linha Centro) e foi ampliado para as demais estações do sistema. A previsão é de que chegue a todas as estações do metrô nos próximos 30 dias.
Atualmente, onze estações encontram-se em plena operação de PIX. São elas: Recife, Joana Bezerra, Afogados, Werneck, Rodoviária, Jaboatão, Camaragibe (Linha Centro), Aeroporto, Antônio Falcão, Prazeres e Cajueiro Seco (Linha Sul).
VEJA COMO COMPRAR A TARIFA COM PIX
Para utilizar o pix como forma de pagamento basta que o usuário tenha cadastrado a chave PIX em sua conta bancária ou instituição financeira e faça a leitura do QR Code disponível nas maquininhas de venda da passagem disponíveis nas bilheterias das estações.
- PIX: pagamento da tarifa do ônibus e do metrô com PIX está mais perto
- PRF: perfis regionais da PRF são derrubados pelo Ministro da Justiça após pedido de PIX para Bolsonaro
- PRF de Sergipe pede PIX para Bolsonaro nas redes sociais. Entenda
- MULTAS de TRÂNSITO poderão ser pagas com PIX e CARTÃO DE CRÉDITO. Veja quais multas
O pagamento é feito de forma rápida e segura, sem a necessidade de dinheiro em espécie. “O objetivo é oferecer mais uma opção de pagamento para os usuários do metrô. A iniciativa representa um avanço tecnológico que busca facilitar a vida dos usuários e tornar os serviços públicos mais eficientes e práticos”, afirma o gerente regional financeiro da CBTU Recife, Rafael Toscano.
"Com esses avanços, estaremos cuidando do nosso trabalhador, contribuindo para a redução do uso de dinheiro em espécie nas estações e buscando reduzir custeio, sobretudo para que nossa empresa possa alocar orçamento em diversas necessidades latentes de operação e manutenção do sistema", finalizou.