TRANSPORTE AÉREO

AEROPORTO DO RECIFE: terminal vai ganhar quatro novas pontes de embarque

A instalação é realizada pela Aena Brasil, administradora do aeroporto, e faz parte de um total de R$ 27,5 milhões em investimentos nos novos fingers para vários terminais

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Roberta Soares

Publicado em 12/09/2023 às 15:14
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O Aeroporto Internacional do Recife ganhará, em breve, mais quatro pontes de embarque e desembarque para os passageiros, o que proporcionará mais conforto e agilidade aos embarques e desembarques no terminal.

A instalação é realizada pela Aena Brasil, administradora do aeroporto, e faz parte de um total de R$ 27,5 milhões em investimentos nos novos fingers. Além do Recife, os aeroportos de João Pessoa, na Paraíba, e de Aracaju, em Sergipe, já receberam as novas pontes.

As quatro pontes de embarque que estão em fase de instalação na capital pernambucana são voltadas a atender, principalmente, aeronaves de grande porte e voos internacionais, segundo a Aena Brasil.

Além dos novos fingers, o Recife está aportando recursos também na modernização e revitalização das 11 pontes já existentes. Os fingers são pontes móveis que se acoplam às aeronaves para embarque e desembarque dos passageiros, oferecendo mais conforto, agilidade e segurança.

As quatro pontes do Aeroporto do Recife estão sendo instaladas na área de expansão do terminal, onde são finalizadas as obras do novo embarque internacional de passageiros, com salas maiores e mais confortáveis.

A ampliação do pátio vai permitir o estacionamento de até quatro aeronaves de grande porte simultaneamente, com a possibilidade de atrair mais operações internacionais para a capital pernambucana.

SISTEMA DE ORIENTAÇÃO DE POUSO DESLIGADO

Aena Brasil
Aeroporto do Recife é um dos terminais que estão recebendo novos fingers (pontes de embarque e desembarque) - Aena Brasil

Essa reforma estrutural que o terminal recifense vem enfrentando, inclusive, é a mesma que provocou a desativação do sistema de orientação de pouso, o ILS (Instrument Landing System – ILS), e que tem provocado o arremetimento de aeronaves e o desvio de voos para outros terminais quando chove no Recife. Sem o sistema, os pilotos não conseguem descer quando não têm visualização da pista. O ILS é fundamental para orientar a aterrissagem quando não há visibilidade da pista.

Depois de muitas críticas e reclamações, a Aena Brasil instalou um sistema provisório e paliativo para auxiliar os procedimentos em dias de chuva, até que o ILS possa ser, novamente, ligado pela Força Aérea Brasileira (FAB). A previsão é de que isso aconteça a partir de outubro.

NOVOS VOOS COMO RESULTADO DA AMPLIAÇÃO DO TERMINAL

Segundo a Aena Brasil, os investimentos feitos do Aeroporto do Recife já têm resultados previstos para a próxima temporada de verão. A partir de março, a TAP vai aumentar a frequência de voos semanais para o Recife de sete para dez, expandindo a conexão com a Europa. O aeroporto conta com mais quatro rotas para outros países: Fort Lauderdale e Orlando (EUA), Montevidéu (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina).

 

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