GREVE METRÔ SP: CATRACAS serão LIBERADAS na PARALISAÇÃO do METRÔ? Saiba das últimas notícias
No que diz respeito à operação do Metrô no dia 3/10, a Justiça do Trabalho em São Paulo estabeleceu que os trabalhadores da CPTM devem operar com 100% da equipe nos horários de pico e 80% nos demais períodos
Os sindicatos que representam os trabalhadores do Metrô, da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) têm um encontro agendado para esta segunda-feira, dia 2, com o propósito de coordenar a greve de 24 horas prevista para terça-feira, dia 3, em protesto contra os projetos de privatização em análise pelo governo Tarsício de Freitas.
"O dia 3/10 unifica a nossa luta contra o leilão da Linha 7 da CPTM, o processo de privatização da SABESP na ALESP e a terceirização no Metrô.
Caso os editais de terceirização de serviços realizados por metroviários não sejam retirados, discutiremos na assembleia de 3/10 como continuaremos a nossa batalha contra a desestatização do Metrô público," afirmou o sindicato dos metroviários em comunicado.
CATRACAS SERÃO LIBERADAS AMANHÃ (03/10)?
No que diz respeito à operação do Metrô no dia 3/10, a Justiça do Trabalho em São Paulo estabeleceu que os trabalhadores da CPTM devem operar com 100% da equipe nos horários de pico e 80% nos demais períodos, sob pena de multa de R$ 500 mil para cada sindicato em caso de descumprimento.
A liberação das catracas foi proibida. Os metroviários também convocaram a categoria a não aderir ao plano de contingência para funcionamento nos horários de pico, argumentando que esse plano é uma tentativa de forçar a privatização, prejudicando os serviços públicos à população e gerando desemprego.
QUAIS LINHAS DO METRÔ NÃO VÃO FUNCIONAR NO DIA DA GREVE?
Em relação às linhas do Metrô e da CPTM que não funcionarão durante a greve, estão previstas as paralisações das linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata.
Na CPTM, a previsão é de que as linhas 7-Rubi, 10-Turquesa, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade não estarão em operação. Vale mencionar que uma liminar determinou que os funcionários trabalhem nos horários de pico.
Entretanto, as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda, administradas por empresas privadas, deverão operar normalmente durante a greve.