TRANSPORTE AÉREO

AEROPORTO DO RECIFE: após seis meses, sistema de orientação de pousos é religado no Aeroporto Internacional do Recife

Assim, a partir de agora, mesmo que chova no Recife, não haverá mais arremetimentos e desvios de voos, que foram comuns no inverno de 2023

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Roberta Soares

Publicado em 11/12/2023 às 16:53 | Atualizado em 11/12/2023 às 17:59
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Depois de seis meses desativado e de dezenas de voos desviados para outros aeroportos da região, causando transtornos aos passageiros e companhias aéreas, o sistema de orientação de pousos do Aeroporto Internacional do Recife foi religado. Assim, quando chover no Recife não haverá mais o risco de novos desvios de voos.

O Sistema de Pousos por Instrumentos (no inglês, Instrument Landing System – ILS) é fundamental para orientar os pilotos quando chove e estava desativado desde maio de 2023, devido à grande reforma estrutural do terminal, realizada pela Aena Brasil, concessionária que administra o Aeroporto Internacional do Recife.

VOOS DESVIADOS PARA OUTROS AEROPORTOS

O desligamento do ILS provocou o arremetimento de aeronaves e o desvio de voos para outros terminais quando chovia na capital pernambucana. Isso porque, sem o sistema, os pilotos não conseguem descer quando não têm visualização da pista. O ILS é fundamental para orientar a aterrissagem quando não há visibilidade da pista.

Gabriel Ferreira/ Jc Imagem
O Sistema de Pousos por Instrumentos (no inglês, Instrument Landing System – ILS) é fundamental para orientar os pilotos quando chove - Gabriel Ferreira/ Jc Imagem

Esse contato visual só seria possível a partir dos 200 pés de altura (o equivalente a 61 metros de altura). Até chegar a esse patamar, só é possível realizar o procedimento de pouso com o ILS. Sem conseguir realizar a aterrissagem em dias de chuva, já que não têm a orientação do equipamento, os pilotos precisavam arremeter a aeronave e seguir para outros aeroportos da região.

DATA DO RELIGAMENTO

A Aena Brasil não quis falar oficialmente sobre o religamento do ILS, mais uma vez. Na época do desligamento, a concessionária espanhola evitou falar com o JC diversas vezes. Apenas em algumas situações pontuais, emitiu nota para se posicionar sobre o ILS.

A informação que o JC recebeu de fontes é de que o ILS teria sido religado na semana passada, exatamente na quinta-feira (7/12). Mas houve quem informasse, também, que o religamento foi feito ainda no mês de novembro.

VEJA PERSPECTIVAS DE COMO FICARÁ O AEROPORTO APÓS A REFORMA

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Nova área de check-in na reforma do Aeroporto do Recife - DIVULGAÇÃO
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Reforma do Aeroporto do Recife - DIVULGAÇÃO
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Imagem de projeção do novo embarque doméstico da reforma do Aeroporto do Recife - DIVULGAÇÃO
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Mais conforto para os passageiros após a reforma do Aeroporto do Recife - DIVULGAÇÃO

Em setembro, a Aena Brasil informou ter concluído todos os trabalhos necessários ao religamento do ILS e que aguardava os procedimentos da Aeronáutica. A reativação do sistema, entretanto, dependia da realocação do equipamento, que só podia ser feita após a conclusão de obras.

Segundo nota oficial da Força Aérea Brasileira (FAB), de junho, dependia, especificamente, das obras da RESA (Runway End Safety Areas), Área de Segurança de Fim de Pista - uma espécie de área de escape adjacente ao final da pista para reduzir sinistros. A implantação da RESA no Recife, inclusive, teria sido uma das exigências do contrato de concessão.

INAUGURAÇÃO DA MODERNIZAÇÃO DO AEROPORTO

A inauguração das obras de ampliação e modernização do Aeroporto do Recife acontecerá nesta terça-feira (12/12). "Vamos mostrar um aeroporto superconfortável, com espaços amplos, equipamentos modernos, novas opções comerciais e de restaurantes. Tudo para transformar viagens em experiências ainda mais incríveis", diz a Aena Brasil em comunicado oficial.

A entrega será marcada por uma solenidade que contará com a presença do presidente da Aena na Espanha, Maurici Lucena; do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra; do prefeito do Recife, João Campos; da embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios Carmona; e de todo o Conselho de Administração da Aena.

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