TRÂNSITO

ATROPELAMENTO PEDESTRES: veículos grandes e altos matam mais pedestres, aponta estudo norte-americano

Estudo realizado nos EUA mostra que o crescimento dos veículos, especialmente caminhonetes e SUVs, está provocando mais mortes nas vias

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Roberta Soares

Publicado em 15/02/2024 às 15:21 | Atualizado em 15/02/2024 às 15:22
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Um estudo norte-americano, publicado na revista Economics of Transportation, confirmou o que muitos pedestres sentem na prática: quanto maior o veículo, maior o medo e o risco de atropelamento para quem circula perto deles. Não é à toa que, em sua maioria, pedestres e ciclistas, por exemplo, evitam corredores de ônibus ou vias de tráfego pesado.

O estudo, de autoria de Justin Tyndall, da Universidade do Havaí, analisou os dados de sinistros de trânsito (não é mais acidente de trânsito que se define. Entenda) da National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA) - o departamento de transportes dos EUA - de 2016 a 2021 e constatou que o medo dos grandes veículos “tem razão de ser”.

O foco foram as colisões envolvendo um veículo e um pedestre. Justin Tyndall combinou os dados do sistema de amostragem de relatórios de sinistros da NHTSA nos seis anos escolhidos com as especificações dos veículos envolvidos.

Dos 3.375 sinistros de trânsito registrados, 308 resultaram na morte do pedestre pelo veículo. Quando examinadas por tipo de veículo, os SUVs e picapes de grande porte foram significativamente mais mortais para os pedestres. Dos registros de atropelamento por picapes, 11,9% morreram nas colisões. No caso dos SUVs grandes, as mortes chegaram a 12,4%.

SUVs GRANDES SUPERAM CARROS E ATÉ MESMO AS VANS

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Quando examinadas por tipo de veículo, os SUVs e picapes de grande porte foram significativamente mais mortais para os pedestres. Dos registros de atropelamento por picapes, 11,9% morreram nas colisões. No caso dos SUVs grandes, as mortes chegaram a 12,4%. - Divulgação

O estrago promovido pelos SUVs grandes supera até mesmo as vans. A análise mostrou que as vans provaram ser as menos perigosas para os pedestres, com 6,6% de chance de morte. Os carros foram um pouco piores: 8,5% dos pedestres atropelados por um sedã ou hatchback morreram. Os SUVs compactos eram praticamente iguais aos carros, com 8,8%.

O conjunto de dados de Tyndall começou com 13.783 registros com um único veículo e um único pedestre, depois filtrou os casos em que não havia dados do veículo. Ele também excluiu entradas que não registravam outras variáveis importantes, como a velocidade do veículo, deixando uma amostra de 3.375 acidentes.

CONFIRA o estudo na íntegra AQUI

Para garantir que o conjunto de dados menor ainda fosse representativo, Tyndall analisou o conjunto de dados completo, bem como a amostra final. Ele descobriu que “as características médias dos sinistros são semelhantes nas duas amostras, sugerindo que a amostra reduzida é amplamente representativa do conjunto de dados original”, embora observe que 6,7% dos sinistros no grande conjunto resultaram na morte de um pedestre, enquanto 9,1% dos registros na amostra final menor foram fatais para o pedestre.

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ALTURA DOS VEÍCULOS AUMENTOU NOS EUA

Tyndall também observou que, embora o conjunto de dados analise apenas seis anos, durante esse período “a altura média da frente dos veículos aumentou 5%”, enquanto o peso aumentou um pouco menos (3%), e a chance de o veículo ser um caminhão leve em vez de um carro subiu 11%.

Os dados mostram claramente que a altura do capô desempenha um papel significativo neste número de mortes, juntamente com o peso do veículo.

Tyndall descobriu que as chances de um pedestre morrer em um sinistro com um único veículo eram 68% maiores quando o veículo era uma caminhonete em relação a um carro, sendo todos os demais iguais. Olhando para dados mais granulares, ele também descobriu que os SUVs compactos aumentam a probabilidade de morte em 63% em relação a um carro, as picapes aumentam em 68% em relação a um carro, e os SUVs de tamanho normal aumentam a probabilidade em 99%.

Leia o artigo completo no site de Justin Tyndall: https://www.justintyndall.com/

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