SEGURANÇA VIÁRIA

BR-232 e rodovias do Agreste pernambucano recebem operação especial de trânsito e transporte no feriadão da Semana Santa

Esquema coordenado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco vai envolver 200 profissionais, começa nesta quinta (28/3) e segue até o domingo (31)

Imagem do autor
Cadastrado por

Roberta Soares

Publicado em 27/03/2024 às 16:04
Notícia
X

O governo de Pernambuco montou um amplo esquema de fiscalização e segurança viária ao longo da BR-232, principal eixo rodoviário de conexão com o interior do Estado, para o feriadão da Semana Santa. A expectativa é de que 300 mil pessoas peguem a estrada entre esta quinta-feira (28/3) e o domingo (31), para chegar a cidades do Agreste pernambucano, principalmente Gravatá, Caruaru e Brejo da Madre de Deus, onde acontece a encenação da Paixão de Cristo.

A operação é coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) e envolve o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), e Empresa Pernambucana de Transportes Intermunicipais (EPTI), esta última responsável pela fiscalização dos ônibus que atendem o interior do Estado, a partir da Zona da Mata.

A promessa do governo do Estado é que o plano de ações irá disponibilizar equipes de plantão às margens da BR-232, envolvendo 200 agentes de trânsito e técnicos distribuídos em trabalhos de fiscalizações e educativos. Também estão previstas viagens extras intermunicipais a partir do Terminal Integrado de Passageiros (TIP) para os municípios mais procurados no feriadão.

“Esse trabalho é para garantir a segurança da população que utiliza as estradas durante o feriado. Todos os nossos agentes, técnicos e funcionários estarão dando esse suporte através de ações de fiscalização e, principalmente, educativas”, afirmou o secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Diogo Bezerra,

FISCALIZAÇÃO E PONTOS DE APOIO

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Pavimento da BR-232 está melhor que em anos anteirores devido aos trabalhos de conservação. Foram gastos R$ 25 milhões desde 2023 - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

O Detran-PE estará com uma base de apoio no cruzamento da BR-104 (Caruaru) com a PE-145 (acesso a Brejo da Madre de Deus), com duas equipes volantes de agentes em patrulhamento viário constante até o teatro de Nova Jerusalém.

Também haverá pontos de fiscalização e apoio a prevenção de sinistros nas margens da BR-232, nos seguintes locais: Recife (Curado), Moreno, Pombos, Gravatá, Bezerros, Caruaru, Brejo da Madre de Deus, São Caetano, Pesqueira, Belo Jardim e Sanharó. O DER-PE vai realizar diversas operações de trânsito na PE-145 e PE-095, em Caruaru, Itaúna e Brejo da Madre de Deus.

AUMENTO DE 45% NA DEMANDA DE PASSAGEIROS

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
A PE-145, que dá acesso a Brejo da Madre de Deus e ao teatro de Nova Jerusalém, foi refeita pelo governo do Estado - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Em relação ao transporte de passageiros, a expectativa é de que 25 mil pessoas passem pelo TIP entre os dias 28/3 e 1º de abril, o que representa um movimento 45% maior do que no mesmo período do ano passado, quando 17.347 pessoas estiveram no TIP.

A previsão tem como base os dados das empresas que operam no TIP, que tem gestão concedida pela Empresa Pernambucana de Transporte Coletivo Intermunicipal (EPTI) à empresa privada Socicam.

Por isso, as 13 empresas que operam no TIP disponibilizarão viagens extras a depender da demanda do feriadão. Os destinos mais procurados dentro do estado de Pernambuco (viagens intermunicipais) são: Caruaru, Vitória e Palmares. Para as viagens interestaduais (fiscalizadas pela ANTT), os principais destinos são: João Pessoa, Natal e Fortaleza.

Tags

Autor