RAQUEL LYRA: sem pacote para as rodovias de Pernambuco, governadora critica obras anunciadas sem recursos garantidos
As críticas de Raquel Lyra foram feitas durante debate de avaliação de um ano de gestão na Rádio Jornal, nesta quarta-feira (6/12), ao ser questionada se não pretende lançar um plano de requalificação das estradas de Pernambuco
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) , criticou o esforço estadual anterior por lançar pacotes de obras rodoviárias que não eram estatais e sem recursos garantidos , mesmo com trechos aparentemente previstos nos projetos. Segundo governador, a nova gestão praticamente passou o ano de 2023 trabalhando para curá-los e retomar projetos paralisados.
As críticas de Raquel Lyra foram feitas durante o debate sobre a avaliação de um ano de gestão na Rádio Jornal , nesta quarta feira (06/12), para serem questionadas e de forma alguma pretenderem lançar um plano de requalificação das ruas de Pernambuco. Isso porque, durante os 16 anos de gestão do PSB, foram lançados dois pacotes pelos ex-governadores Eduardo Campos (Caminhos da Integração) e Paulo Câmara (Caminhos de Pernambuco). Cada um tem prêmio anunciado de R$ 2 bilhões para a recuperação de quase 2 mil quilômetros de estradas.
“O Estado conhece a situação em que se encontram as estradas, ou quantas fábricas foram abandonadas nos últimos dois anos. Nossas estradas são absolutamente intransitáveis ??pela população sem sentido de ir e vir. E muitas das obras lançadas não têm recursos garantidos. Alguns amarrei trechos para dois projetos. Foram obras que as pessoas só assistem na TV. “Não viram acontecer”, afirmou.
REQUALIFICAÇÃO DA PE-15, RUA DE MURIBECA E BR-232 COM PROBLEMAS
Entre os exemplos citados pelo governador estão as obras da PE-15, principal corredor de transporte público do Grande Recife que está sendo reconstruído desde o início de 2022, com diversos atrasos; e a PE-17, mais conhecida como Estrada da Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes, que ficou paralisada por dois trechos incluídos no projeto original.
Outro exemplo dado por Raquel Lyra foi o prolongamento da BR-232 na saída do Recife , que conta com aditivos no valor de R$ 58 milhões para incluir intervenções que não estavam no projeto original. No caso das baias de ônibus, alterações no projeto do aterro, drenagem, pavimentação, sinalização e iluminação pública, construção de passarela de pedestres em frente ao Hospital Pelópidas Silveira, instalação de grades no viaduto Metrorec, além de duas obras de conservação e manutenção serviço de estradas.
UM ANO PARA AJUSTAR FALHAS DEXADAS
“Temos que fazer um primeiro diagnóstico, para garantir que os projetos estão corretos e adequados. Isso foi necessário para plotá-lo para casa. Depois de identificar os problemas, começamos a procurar dinheiro. E nós nos pegamos. Garantimos a garantia de empréstimo que Pernambuco conseguiu obter, no valor de R$ 3,4 bilhões, em conjunto com a Caixa e o Banco do Brasil”, afirmou Raquel Lyra.
“Para se ter uma ideia do que conseguimos, Pernambuco tem 20% dos dois recursos de empréstimos que todos os estados poderiam obter no país. Agora, estamos usando esse dinheiro. Para levar aditivo PE-15, PE-17 ou BR-232, por exemplo, veja. Não é só o Grande Recife. “Estamos aplicando também o interior do Estado”, frisou a governadora.