Cais José Estelita: novo sistema viário está quase pronto. Confira o que muda
Com entrega dos primeiros empreendimentos e planejamento de lançar outros, a Moura Dubeux adianta transformação da malha viária da região
A nova malha viária do Cais José Estelita, principal corredor de ligação do Centro com a Zona Sul do Recife, está quase pronta e, até o fim do ano, deverá estar sendo liberada à circulação de veículos, ciclistas e também pedestres. Entre os ganhos para a população, está a criação de novas vias, a requalificação de espaços urbanos, opções de retornos e uma reorganização da circulação para veículos e pedestres na área.
As mudanças já podem ser percebidas por quem passa pelo Cais José Estelita e fazem parte das ações mitigadoras do projeto Novo Recife, que somam mais de R$ 120 milhões. Somente na implantação do novo sistema viário são mais de R$ 25 milhões investidos pela construtora Moura Dubeux na Avenida Engenheiro José Estelita.
Como explica a empresa, os investimentos são feitos em intervenções viárias que acompanham a construção de edifícios empresariais e residenciais que marcam o Novo Recife. Atualmente, o primeiro lote recebeu a entrega do Mirante do Cais e Parque do Cais. Simultaneamente, a companhia já realizou aproximadamente 70% da malha terrestre.
“Apesar de ainda não termos toda a obra urbana concluída, já é possível ver o tamanho da transformação do lugar e do entorno. As mudanças foram pensadas para melhorar o tráfego, considerando a mobilidade de pedestres, ciclistas e a circulação dos veículos. Fizemos uma grande transformação na região, que poderá ser vivida pela população em geral”, afirma Diego Villar, CEO da Moura Dubeux.
NOVA CIRCULAÇÃO VIÁRIA LIBERADA
Segundo o CEO, a conclusão do sistema viário acontecerá ainda em 2024 e está dependendo apenas da implantação de um trecho de menos de um quilômetro. Depende apenas da solução de proteção que está sendo definida para equipamentos da antiga RFFSA.
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A previsão é de que as obras continuem no prazo de aproximadamente 60 meses.
ENTENDA COMO SERÁ A NOVA CIRCULAÇÃO NA ÁREA
Uma das principais mudanças do sistema viário do Novo Cais José Estelita é que a Avenida Engenheiro José Estelita será recuada para dar espaço a um imenso Parque Linear às margens do cais, na Bacia do Pina. A circulação na região continuará sendo feita por um binário (duas vias paralelas em sentidos únicos e contrários), mas ele será recuado - exatamente as avenidas recém construídas pela Moura Dubeux e que já podem ser vistas por quem circula na área.
A pista (com três faixas) que vai margear o Parque Linear terá circulação no sentido Zona Sul-Centro. No sentido contrário, o tráfego será realizado na via paralela, localizada atrás das novas construções. Até a conclusão de todo o projeto, haverá diversos pontos de retorno entre os lotes de construção dos edifícios.
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Essa é a parte que tem previsão de ser concluída ainda em 2024. O restante do sistema viário não tem prazo para ser finalizado porque dependerá de cada um dos seis empreendimentos previstos para serem erguidos na área - entre eles 12 torres residenciais e empresariais, além de dois edifícios de gabarito menor.
O novo viário já tem uma ciclovia, unidirecional, que está concluída, aguardando apenas a liberação das novas pistas.
MAIS DETALHES DO PROJETO
O Projeto Novo Recife prevê a construção de 14 edifícios residenciais e comerciais. Entre o que já foi divulgado sobre o projeto e que tem relação com a mobilidade urbana da cidade, estão a implantação de um parque linear valorizando a borda d'água, outro parque na área da antiga ferrovia e espaços públicos de convivência, esportes, cultura e lazer; eliminação de grades e muros em todas as edificações.
Além de uma ciclovia em toda a extensão da linha d'água; a eliminação do Viaduto das Cinco Pontas, devolvendo a relação que o Forte tem com a frente d'água; calçadas com aproximadamente cinco metros de largura; e conexão da Avenida Dantas Barreto com o Cais José Estelita.