Romoaldo de Souza

Sem dinheiro em caixa, Judiciário não fortalece a Defensoria. Sem o defensor, o pobre fica desassistido

Pois meu amigo, minha amiga, se você quer se ver livre de um processo, não basta você ser inocente: é preciso ter dinheiro para pagar bons advogados. Aí nesse caso, mesmo sendo culpado, você terá muita chance de ser absolvido

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 08/10/2021 às 7:45 | Atualizado em 08/10/2021 às 7:47
Análise
X

Nessa enxurrada de benesses do Supremo Tribunal Federal (STF) que livrou alguns políticos de enfrentarem a Justiça no país, o que é possível constatar é que todos eles foram defendidos por caríssimas bancas de advocacia. E quando eu digo caríssimas, é que uma banca de advogados para ir a um julgamento em um tribunal superior não o faz por qualquer trocado não.

Pois meu amigo, minha amiga, se você quer se ver livre de um processo, não basta você ser inocente: é preciso ter dinheiro para pagar bons advogados. Aí nesse caso, mesmo sendo culpado, você terá muita chance de ser absolvido.

Mas você, otimista como muitos, pode retrucar: “ah, é? E para que serve a Defensoria Pública da União?”. Ora, para defender quem precisa de Justiça e não tem dinheiro para pagar advogados caríssimos.

Acontece que a Defensoria Pública não chega para quem precisa. Um levantamento da Pesquisa Nacional da Defensoria Pública aponta que 86 milhões de brasileiros não têm acesso aos serviços jurídicos gratuitos.

E sabe por que a Defensoria Pública não atende a todas as pessoas que dela necessitam? Porque não tem estrutura suficiente para atender aos mais carentes. E destrinchando ainda mais essa nossa conversa: porque os deputados e senadores, que são aqueles que determinam as prioridades no Orçamento da União, não fazem o dever de casa.

Sem dinheiro em caixa, o Poder Judiciário não fortalece a Defensoria Pública. Sem o defensor, o pobre é quem vai sempre ficar desassistido. Enquanto isso, que tem dinheiro contrata sempre caros advogados.

Pense nisso!

Tags

Autor