Romoaldo de Souza

Sociedade aguarda declaração oficial por parte do governo sobre ataque hacker aos dados do Ministério da Saúde

Até agora, o governo federal chamou-se ao silêncio sobre as investigações de quem são os responsáveis e quais foram os prejuízos para a comunidade científica

Imagem do autor
Cadastrado por

Romoaldo de Souza

Publicado em 24/12/2021 às 7:49
Análise
X

Treze dias “navegando” no escuro. Esse foi o período em que o ConecteSus - aplicativo com informações de usuários do Sistema Único de Saúde - esteve fora do ar.

Na manhã de 10 de dezembro, o País amanheceu travado depois que um grupo de “hackers” invadiu o banco de dados do Ministério da Saúde, sequestrou informações, bloqueou dados e, até agora, o governo federal chamou-se ao silêncio sobre as investigações de quem são os responsáveis e quais foram os prejuízos para a comunidade científica.

É correto afirmar que se o retorno das informações, incluindo o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, tem se dado de forma gradual, por outro lado a sociedade aguarda uma declaração oficial por parte do governo.

Como segurança, se você vai precisar de acesso fácil ao seu cartão de vacinas, o ideal é salvá-lo em PDF. Salva, deixa na galeria de fotos do seu “smartphone” e toda vez que for solicitado, você vai tê-lo à disposição. Afinal, com a insegurança tecnológica que impera no atual governo, é melhor não descuidar.

Pense nisso!

Tags

Autor