'Enem dos Concursos' terá provas em 7 cidades de Pernambuco
Pedido de desculpas de Valdemar Costa Neto deixa Bolsonaro mais tranquilo
ENEM DOS CONCURSOS
É pouco, mas é o que há. Nos oito editais do Concurso Nacional Unificado, a cidade do Recife (PE) oferecerá de imediato duas vagas de nível superior. Meteorologista, com salário de R$ 6,6 mil e engenheiro agrônomo, recebendo R$ 6,8 mil.
As inscrições serão abertas na sexta-feira (19), indo até 9 de fevereiro. Ao todo são 6.640 vagas. A maioria das vagas disponíveis é para o Distrito Federal e Rio de Janeiro.
Em Pernambuco, as provas serão realizadas em sete cidades: Caruaru, Garanhuns, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Petrolina, Recife e Serra Talhada.
A prova única para cada um dos três níveis - médio, técnico e superior - será aplicada no mesmo dia: 5 de maio.
NO TRANCO, LADEIRA ACIMA
O carro oficial que levou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, à casa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) arriou a bateria e rapidamente Pacheco socorreu Haddad emprestando um dos veículos que fica à sua disposição.
Enquanto isso, motoristas e seguranças da residência oficial (R.O., como é chamada a casa onde o presidente do Senado reside) tiveram de empurrar o carro do ministro ladeira a cima. Alguém ainda sugeriu uma “chupeta”, mas ninguém tinha os equipamentos para dar uma carga na bateria do veículo do ministro.
CRISE YANOMAMI SEM SAÍDA
Quando até o próprio governo reconhece sua negligência no atendimento aos povos indígenas é porque a crise humanitária no Norte do país está longe de ser solucionada.
A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, reconheceu que nem no segundo mandado do governo Lula da Silva (PT), “provavelmente não se resolverá” a situação dos Yanomami.
Questionada sobre a crise humanitária, a ministra disse que “não é só falar que não resolveu, em 2023. De fato, não se resolveu. E, provavelmente, não se resolverá” neste ano.
‘FOI SEM QUERER, QUERENDO’
Um pedido de desculpas, repetidas vezes: “desculpa, desculpe, desculpe, presidente”, acabou acalmando o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que andava meio emburrado com o ex-deputado Valdemar Costa Neto, presidente Nacional do PL.
Ele tinha rasgado elogios ao presidente Lula e Bolsonaro não achou graça naquilo. Depois das desculpas, deram-se as mãos, e trocaram “juras de amor eterno”.
“Quem não tem lealdade e fidelidade, tem vida curta na política. Sou leal ao Bolsonaro e fiel aos meus princípios”, disse Valdemar, numa rede social, não sem antes afirmar que sua fala de elogios ao presidente Lula “está fora de contexto”.
PENSE NISSO!
O que era para ser uma iniciativa louvável, abrindo as portas da política eleitoral para mulheres que estão em busca de um espaço para apresentar suas ideias, ainda padece de ajustes éticos e correções estéticas.
Algumas das mais influentes legendas ainda se apropriam de modo fraudulento da política de gênero que obriga os partidos a reservarem ao menos 30% de suas vagas para candidaturas femininas.
O saldo, mesmo que não seja o esperando é que o Congresso Nacional tem, hoje, 17,7% das cadeiras ocupadas por mulheres. E pensar que poderia ser bem mais.
É preciso por um basta nesse “laranjal” dos partidos que só enfraquece a importância da política que visa a trazer mulheres para a estrutura de poder.
Pense nisso!