coluna press start

Caverna do Dragão: Game desenvolvido por pernambucano faz os adolescentes voltarem para casa

Animação criada na década de 80 não teve um último final concluído. Vitor Franco, de 40 anos, oferece aos fãs a possibilidade de levar os adolescentes de Caverna do Dragão para casa

Imagem do autor
Cadastrado por

Julio Costa Neto

Publicado em 25/07/2022 às 13:22
Notícia
X

Um desejo antigo dos heróis da série Caverna do Dragão vai poder ser realizado. Como a animação criada na década de 80 não teve um último final concluído, Vitor Franco, de 40 anos, oferece aos fãs a possibilidade de levar os adolescentes da animação para casa. Em um game totalmente gratuito.

O game é um beat ‘em up que traz versão para multiplayer de até quatro jogadores, modo de desafios, bônus com itens e mais. Na aventura nostálgica, é possível jogar com os heróis Hank (Arqueiro), Bobby (Bárbaro), Sheila (Feiticeira), Presto (Mago), Diana (Amazona), Eric (Cavaleiro), além do Mestre dos Magos.

Já nas fases bônus, personagens incríveis como Uni, Sir John, Bruenor, Stronheart e Warduke também podem ser escolhidos. Caverna do Dragão foi lançado em 2021, está na versão 1.0 e deve ter novas atualizações em breve.

“O jogo veio de um sonho antigo meu e de muitas pessoas. Essa franquia praticamente só fez sucesso no Brasil e encontrar qualquer coisa sobre ela é extremamente difícil. Para criá-lo, eu não me preocupei em fazer sprites originais. As bases de cenários e inimigos são de diversos games. Usei muito as inspirações dos clássicos: King of Dragons, Knights of the Round e os próprios Dungeons & Dragon da Capcom”, diz o desenvolvedor, que é formado em computação pela Unifor.

Vitor, que nas redes sociais é conhecido por ZVitor, é natural do Recife, mas há cerca de 20 anos mora em Fortaleza, no Ceará. Para criar o Caverna do Dragão, usou engine para beat'n ups chamada OpenBOR, feita em uma programação C e, por se tratar de um fangame, não pode ser comercializado.

“O game está liberado para download no Windows, Mac e também Android. Em breve, devo lançar uma nova atualização. Tenho trabalhado bastante para criar novos personagens jogáveis, outros vilões e mais episódios dessa série que nos traz tanta saudade”, revela.

A animação Caverna do Dragão se chama originalmente “Dungeons & Dragons” e foi criada como uma adaptação do RPG de mesa e livros. Ela conta a história de um grupo de adolescentes que vai a um parque de diversões e depois de entrarem em um brinquedo, são enviados a um mundo mágico.

A série coproduzida pela Marvel Productions, TSR, Toei e Animation teve 27 episódios divididos em três temporadas, transmitidas entre os anos de 1983 a 1985. Durante várias décadas, se tornou um sucesso no Brasil, sendo exibida pela TV Globo.

Por incrível que pareça, Caverna do Dragão nunca teve um final, mas graças ao Zvitor, o desfecho da história pode ser visto ao “zerar” o game. Claro que antes vai ser necessário derrotar monstros, trolls, além do dragão Tiamat e o antagonista Vingador.

“No começo do projeto pensei em fazer uma pegadinha igual à série, e deixar o jogo sem fim, em um loop infinito sem eles conseguirem voltar para casa. Vi que seria muita maldade com os fãs e acabei seguindo os passos do roteiro Requiem, que conclui a história. Ele não foi gravado por causa do cancelamento da animação, mas se o jogador finalizar o game, vai poder conferir o desfecho”, brinca.

A versão da Capcom que se chama Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara

A Capcom chegou a lançar uma versão que lembra bastante a saga do Caverna do Dragão. O jogo Dungeons & Dragons: Chronicles of Mystara ganhou uma compilação em 2013 para Nintendo Wii U, PlayStation 3, Xbox 360 e Microsoft Windows, via Steam - incluindo dois jogos para árcade: Dungeons & Dragons: Tower of Doom (1994) e Dungeons & Dragons: Shadow over Mystara (1996).

Mortal Kombat, Marvel Infinity War, Justice League Legacy e mais jogos grátis do ZVitor

Além do Caverna do Dragão, Vitor também desenvolveu outros jogos também gratuitos para os gamers. Mortal Kombat: Defenders of the Realm, Marvel Infinity War, Justice League Legacy e Retro Gamer Adventure.

Mortal Kombat: Defenders of the Realm – conta a história da trilogia do clássico jogo de luta. Só que nessa versão, o combate individual dá lugar a um intenso e sangrento beat ‘em up, com direito aos engraçados “friendship” exibidos nos games da franquia.

Marvel Infinity War – é um dos primeiros projetos do Vitor. Lançado em 2012, o jogo que está na versão 3.1, reúne heróis como o Homem de Ferro, Capitão América, Hulk e muitos outros tem atualização quase todos os anos. Em breve, Marvel Infinity War vai contar com cerca de 100 personagens dos Vingadores, X-Men, Quarteto Fantástico e mais.

Justice League Legacy – Aborda histórias da Liga da Justiça e traz uma batalha que mistura o formato “briga de rua”, com estilos de nave. O jogo está na versão 1.3 e apresenta vários heróis e vilões do universo da DC Comics.

Retro Gamer Adventure – Esse título é legal demais! A aventura traz vários youtubers de jogos retrôs. O duelo aqui é a busca por visibilidade na internet. Entre os personagens, estão: Pai Troll, Velberan, Monique, o próprio Zvitor e mais.

MAIS NOVIDADES SOBRE GAMES:

Blog: juliocostaneto.com.br | Instagram: @juliocostaneto | Twitter: @julionetocosta | Youtube.com/julioneto | TikTok: @juliocostaneto

Tags

Autor