Segurança

Pacto pela Vida: assassinatos aumentam 8,6% em Pernambuco

Nos últimos quatro meses, número de crimes contra a vida cresceu e desafia a polícia no combate à criminalidade

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 17/05/2020 às 13:46 | Atualizado em 18/05/2020 às 11:12
Combate aos homicídios é principal desafio da Polícia Civil. Foto: JC Imagem/Arquivo
FOTO: Combate aos homicídios é principal desafio da Polícia Civil. Foto: JC Imagem/Arquivo

No mês em que o Pacto pela Vida completa 14 anos, o Governo de Pernambuco não tem o que comemorar. Nos últimos quatro meses, os casos de homicídio se multiplicaram e voltaram a apresentar resultados negativos no combate à violência. De acordo com balanço da Secretaria de Defesa Social (SDS), 1.311 pessoas foram mortas entre janeiro e abril deste ano. No mesmo período de 2019, foram 1.207 vidas perdidas. O aumento é de 8,6%. 

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus e, consequentemente, o isolamento social, a violência não deu trégua. Só no último mês de abril, 320 homicídios foram registrados pela SDS. Uma média de 10 a 11 mortes por dia. 

"O tráfico de drogas continua sendo a grande motivação dos homicídios. Não havendo o pagamento das dívidas de entorpecentes, por meio de roubos e furtos de objetos como os celulares, o preço cobrado é a vida", afirmou, em nota, o secretário Antônio de Pádua. 

FEMINICÍDIOS EM ALTA

Sete casos de feminicídio foram contabilizados em abril. No mesmo período de 2019, foram quatro mortes. Um aumento de 75%. 

“É fundamental reforçarmos a importância da denúncia que deve ser feita de imediato e de forma presencial, para que se realizem exames e perícias, a exemplo da traumatológica e da sexológica, de modo a comprovar o crime e responsabilizar judicialmente o agressor”, disse, em nota, a delegada Julieta Japiassu, gestora do Departamento de Polícia da Mulher.

COMO DENUNCIAR

Informe-se sobre a rede de proteção por meio da Ouvidoria Estadual da Mulher, no fone 0800-281-8187. Em situação de emergência policial, ligue para o número 190.

Comentários

Últimas notícias