Violência

Em seis meses, número de homicídios aumentou 11,7% em Pernambuco

De janeiro a junho deste ano, 1.961 pessoas foram assassinadas no Estado, segundo dados oficiais da Secretaria de Defesa Social

Raphael Guerra
Cadastrado por
Raphael Guerra
Publicado em 19/07/2020 às 13:32
JC Imagem/Arquivo
Aumento da violência virou desafio para a polícia em Pernambuco - FOTO: JC Imagem/Arquivo

A violência continua sem freio em Pernambuco. As estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS) revelaram que 1.961 pessoas foram assassinadas entre janeiro e junho deste ano. Isso significa que houve um aumento de 11,71% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando foram registradas 1.755 vítimas da violência.

Somente no último mês de junho, o aumento de homicídios ficou em 17,5% na comparação com junho de 2019: de 252 para 296 vítimas.

Em nota à imprensa, a SDS reconheceu que é preciso aumentar a taxa de resolução dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) para diminuir a violência. Entre os anos de 2018 e 2019, a taxa foi de 60%, ou seja, de cada 100 homicídios, cerca de 60 foram solucionados. Quarenta continuam impunes. Esses dados foram obtidos pela coluna Ronda JC, por meio da Lei de Acesso à Informação.

“Já identificamos as causas do crescimento desses crimes no Estado e estamos atacando o problema. É preciso aumentar os cumprimentos de mandados de prisão, ampliar a resolução de inquéritos, com definição de autoria, e desencadear maior número possível de operações de repressão qualificada”, afirmou, em nota, o secretário de Defesa Social, Antonio de Pádua.

LEIA TAMBÉM

PCC avança no Agreste de Pernambuco

Comentários

Últimas notícias