Investigação

PMs presos com armas e 1,5 tonelada de cocaína são autuados por 3 crimes

A quantidade de drogas e de munições chama a atenção e pode revelar uma forte organização criminosa atuando no Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 17/01/2021 às 17:59 | Atualizado em 18/01/2021 às 16:56
Notícia
X

Reportagem atualizada às 16h30 da segunda-feira (18/01)

Os três policiais militares (dois deles de Pernambuco e um da Bahia) e um homem, presos durante uma operação nesse sábado (16) com armas, mais de 500 munições e cerca de 1,5 tonelada de cocaína, foram autuados em flagrante por associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, violação de domicílio e tortura. Um inquérito também foi instaurado para apurar de forma mais profunda o caso. A quantidade de drogas e de munições chama a atenção e pode revelar uma forte organização criminosa atuando no Estado.

(Anteriormente, a assessoria da Polícia Civil havia informado, em nota, que os suspeitos haviam sido autuados por  tráfico de entorpecentes, associação criminosa e porte ilegal de arma. No entanto, não foram autuados por tráfico. A informação foi corrigida nesta segunda, dia 18)

O grupo foi detido no bairro de Santo Aleixo, em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana do Recife (RMR), após policiais do 25º Batalhão receberem informações sigilosas do núcleo de inteligência, com a suspeita de um possível sequestro. O veículo usado pelo grupo por abordado e todos os ocupantes receberam voz de prisão.

Dos dois policiais do Estado, um segue na ativa e outro na reserva. Com eles, foram encontrados dois fuzis e cinco pistolas. Após a abordagem dos suspeitos, os PMs chegaram até uma residência num loteamento próximo. Dois caseiros, que estavam no local, informaram que o grupo, preso instantes atrás, havia entrado e revirado toda a casa em busca de armas e drogas. O efetivo, então, solicitou o apoio da Companhia Independente de Policiamento com Cães, porém, antes mesmo da chegada dos cães farejadores, os policiais conseguiram encontrar, aproximadamente, uma tonelada e meia de cocaína.

A PM também apreendeu diversos carregadores, 587 munições, rádio comunicadores, um carro, cinco celulares, R$ 450 em dinheiro, coletes balísticos, balaclavas (touca ninja), maçaricos, uma faca, uniformes da polícia, coturnos e pacotes de fita (silver tape).

Os materiais apreendidos foram levados para a Delegacia de Polícia de Prazeres. Os suspeitos foram ouvidos e autuados. Seguirão ainda para audiência de custódia nesta segunda-feira (18).

CORREGEDORIA

Os policiais sob suspeita serão submetidos a procedimentos na Justiça Comum e também a procedimentos investigativos internos. A Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) vai instaurar procedimento para apurar a conduta deles. Ao final, podem ser expulsos da corporação.

Tags

Autor