PM punido por se apropriar de carga de cigarros avaliada em R$ 250 mil no Recife
O secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, determinou a exclusão do policial militar da corporação
Após quase três anos de investigações, um soldado da Polícia Militar de Pernambuco foi punido pela acusação de se apropriar de uma carga ilegal de cigarros avaliada em R$ 250 mil no Recife. Dois policiais civis também teriam participado da ação. Em portaria publicada na última semana, o secretário de Defesa Social (SDS), Antônio de Pádua, determinou a exclusão do PM da corporação.
De acordo com as investigações, o PM e os civis teriam detido, sem ordem judicial, um casal que estava com a carga de 130 mil cigarros contrabandeados do Paraguai. A investigação apontou que os policiais não pretendiam levar o material irregular para a delegacia, mas revender para o mercado clandestino no Estado. A apreensão foi feita no dia 04 de abril de 2018, no bairro de Jardim São Paulo, Zona Oeste do Recife. Na ocasião, os policiais foram presos por peculato e associação criminosa e o dono da mercadoria também foi autuado pelo contrabando.
Em paralelo ao processo criminal, os policiais responderam a processo administrativo na Corregedoria da SDS. A decisão em relação à punição do PM Mário Gomes Leal Teixeira foi publicada no boletim da secretaria.