SEGURANÇA

SDS cria programa para recuperar bicicletas roubadas em Pernambuco

Projeto inspirado no "Alerta Celular" pretende garantir a devolução das bikes aos donos

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 28/05/2021 às 16:47 | Atualizado em 28/05/2021 às 16:51
Notícia
X

Os roubos e furtos de bicicletas, que se tornaram mais comuns nos últimos anos na Região Metropolitana do Recife, finalmente serão combatidos de forma mais energética pela Secretaria de Defesa Social (SDS). Um programa, inspirado no bem-sucedido “Alerta Celular”, está sendo desenvolvido para identificar as bikes que foram subtraídas para que sejam devolvidas aos seus donos.

A ideia, intitulada “Alerta Bike”, é que os proprietários deste meio de transporte registrem o número de série (chassi) no site da SDS (assim como atualmente pode ser cadastrado o IMEI do celular). Desta forma, quando os policiais identificarem uma bike com a numeração em posse de criminosos, ela poderá ser apreendida e devolvida ao dono.

Na portaria assinada nesta semana pelo secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, ele reconhece um “aumento acentuado nas ocorrências de roubo e furto de bicicleta no Estado”. Não há, no entanto, números exatos porque a pasta não contabiliza esse tipo de delito especificando que a bicicleta foi furtada ou roubada, por exemplo.

Agora será diferente. Haverá campos específicos nos sistemas de registros de ocorrências policiais para informar quando houve a subtração de bicicleta. Inclusive isso também poderá ser especificado pela vítima que registrar queixa pela internet.

Desta forma, também serão geradas estatísticas sobre o delito para ajudar no mapeamento dos locais onde esses crimes estão ocorrendo com mais frequência.

DEVOLUÇÃO

“Toda bicicleta acima do aro 16 tem um número de série, e sua ausência deve ser um indício que a posse é ilícita, devendo nesse caso o proprietário provar a sua posse lícita, Caso contrário, o policial deverá empreender diligência a fim de verificar alguma irregularidade”, diz a portaria assinada pelo secretário. Se não comprovada, a bike poderá ser apreendida. 

A partir do momento em que as bicicletas forem recuperadas, elas serão devolvidas aos seus donos. E todos os dados serão registrados pela SDS.

A SDS ainda não informou quando o programa entrará totalmente em vigor.

VEJA COMO FUNCIONA O ALERTA CELULAR:

 

Tags

Autor