DIREITOS HUMANOS

Gajop lança documentário sobre mortes em ações policiais no Grande Recife

Lançamento faz parte da celebração dos 40 anos da entidade. Exibição gratuita será na próxima sexta-feira (26), no auditório do Ministério Público de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 22/11/2021 às 18:32
Notícia
X

Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (Gajop), entidade com importante trabalho em defesa e promoção dos direitos humanos em Pernambuco, está completando 40 anos. Para celebrar a data, será lançado, na próxima sexta-feira (26), o documentário "Quando a morte veste farda". A exibição, a partir das 15h, será no auditório do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e aberta ao público -sujeito à lotação máxima, devido aos cuidados com a pandemia da covid-19. 

O material foi produzido pela instituição em parceria com a Marco Zero Conteúdo e retrata alguns dos casos emblemáticos de letalidade policial que são acompanhados pela equipe de assessoria jurídica popular do Gajop. A luta dos familiares em busca de justiça, a letargia dos processos e as marcas do racismo estrutural são fios condutores dessa narrativa, juntamente com as manifestações culturais dos territórios da Região Metropolitana do Recife, como o hip hop e o graffiti.

Além do documentário, será lançado também um site com entrevistas e matérias inéditas, complementares ao documentário.

A ENTIDADE

O Gajop é sede da Rede Justiça Criminal, coordena a Rede Observatórios da Segurança e o Fogo Cruzado em Pernambuco, é membro da Plataforma Brasileira de Políticas sobre Drogas, signatária da Agenda Nacional pelo Desencarceramento. Possui assento no Conselho Estadual de Direitos Humanos | PE e no Conselho do Direito da Criança e do Adolescente | Cedca PE.

A organização compõe, ainda, o Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, realiza fiscalização do Sistema Prisional e monitoramento no Sistema Socioeducativo, é membro da Associação Nacional dos Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED), a Plataforma Brasileira de Direitos Humanos, Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Plataforma DHESCA Brasil) e outros espaços de controle social das políticas públicas.

ONDE ASSISTIR O DOCUMENTÁRIO

Auditório do Ministério Público de Pernambuco - Centro Cultural Rossini Alves Couto

End: R. do Hospício, 849 - Boa Vista, Recife - PE

Data: 26/11/2021

Hora: 15h

Tags

Autor