CRIMINALIDADE

Roubos de veículos crescem pelo sétimo mês seguido em Pernambuco

Apenas cinco municípios concentram 42,25% dos casos registrados neste ano no Estado

Imagem do autor
Cadastrado por

Raphael Guerra

Publicado em 28/12/2021 às 6:30
Notícia
X

As ocorrências de roubos de veículos em Pernambuco viraram uma forte dor de cabeça para a polícia. Pelo sétimo mês consecutivo, o Estado registrou aumento das queixas nas delegacias por causa dessa modalidade de crime. Desde o mês de maio, houve crescimento das ocorrências quando comparado com o mesmo período de 2020 (Veja infográfico completo mais abaixo). A Polícia Civil alega que, apesar disso, também houve mais prisões de suspeitos.

De acordo com as estatísticas da Secretaria de Defesa Social (SDS), 8.704 queixas foram registradas nas delegacias entre janeiro e novembro deste ano. No mesmo período de 2020, foram 8.702. Praticamente o mesmo resultado, mas a diferença surge justamente nos períodos do ano.

A partir da análise dos números mês a mês, há preocupação. Afinal, a curva atual de casos se mostra ascendente. Importante destacar que nos primeiros meses deste ano, o Estado vivia com medidas duras de restrição por causa da pandemia da covid-19 - diminuindo a circulação de pessoas e veículos nas ruas. As ocorrências de roubos estavam mais baixas. Aos poucos, houve a flexibilização das atividades econômicas, impulsionando a volta à rotina. E os números de queixas subiram.

Essa lógica também é observada quando são analisados os números registrados em 2020. Os meses com mais casos são os primeiros daquele ano: janeiro a março, ou seja, anteriores à descoberta da pandemia da covid-19. A partir de abril, quando houve a aceleração dos casos e mortes confirmados pela doença, o governo do Estado foi mais duro nas medidas restritivas e a circulação de veículos também despencou (o home office foi adotado amplamente em 2020) - ao mesmo tempo, houve a queda dos roubos.

As estatísticas da SDS também mostram que cinco municípios concentraram 42,25% das ocorrências de roubos de veículos em Pernambuco neste ano. O Recife liderou com 1.885 casos, seguido de Jaboatão dos Guararapes (555), Caruaru (528), Olinda (411) e Paulista (299). Interessante notar que uma cidade do Agreste aparece na lista. Os dados contribuem para o mapeamento da polícia.

ARTESJC
2712ESTATISTICAS_WEB - ARTESJC

O delegado Diego Acioli, titular da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, afirmou que a polícia tem trabalhado para prender os criminosos envolvidos com esse tipo de delito. "Ressaltamos que houve um aumento de 50% em relação às prisões, em um comparativo com o ano passado. A delegacia ainda desenvolveu operações de repressão qualificada e operações de intervenção tática visando elucidar crimes e prender criminosos especializados nas práticas destes crimes." O delegado disse que houve veículos roubados ou furtados que foram recuperados ao longo do ano no Estado, mas não citou números.

Diego Acioli destacou ainda a importância de a população procurar a polícia para registrar a queixa desse tipo de crime. "O registro do boletim de ocorrência pode ser realizado em qualquer delegacia no estado, não necessitando o comparecimento da vítima no Depatri (no bairro de Afogados, Zona Oeste do Recife) para o registro. O objetivo é capilarizar o atendimento e o desenvolvimento das investigações. Neste contexto, a investigação dos crimes também é realizada por qualquer delegacia circunscricional", disse.

Tags

Autor